Ex-comandante da FAB rebate Ciro Nogueira e diz que senador 'agride as instituições'

As declarações do brigadeiro surgem após seu depoimento à PF, no qual relatou que Bolsonaro aventou a possibilidade de golpe de Estado

Ciro Nogueira e Carlos Almeida Baptista Júnior | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (18), o ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior, reagiu às acusações feitas pelo senador Ciro Nogueira (PP), ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro (PL). Nogueira insinuou que Baptista Júnior teria mentido em seu depoimento à Polícia Federal (PF), no contexto do inquérito sobre possíveis ameaças golpistas por parte do ex-presidente. Sem citá-lo nominalmente, Ciro publicou em redes sociais: "Quer dizer que agora um chefe, dois chefes (?) de Forças Militares testemunham um Golpe de Estado e não fizeram nada?".

Em resposta, Baptista Júnior, sem mencionar diretamente o senador, criticou as declarações como uma estratégia eleitoral e um ataque às Forças Armadas. Ele ressaltou que a continência militar é devida às autoridades, não às pessoas, e defendeu o cumprimento da lei brasileira.

"Ao tentar apoio para as eleições de 2026, o senador Ciro Nogueira agride a instituição militar e demonstra desconhecer a lei brasileira, que estabelece que a continência militar é devida às autoridades, não às pessoas", publicou Baptista, na plataforma X.

As declarações do brigadeiro surgem após seu depoimento à PF, no qual ele relatou que o ex-presidente aventou a possibilidade de golpe e que se recusou a participar de propostas golpistas. Além disso, o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, corroborou as informações, afirmando que Bolsonaro articulou reuniões com comandantes militares para discutir tais hipóteses.

O embate entre o ex-comandante da Aeronáutica e o senador Ciro Nogueira reflete a polarização política no país e levanta questões sobre a relação entre os poderes civis e militares, especialmente em meio a acusações de ameaças à democracia e uso político das Forças Armadas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES