Senado: Plenário inicia hoje análise de 'tolerância zero' às drogas

Proposta prevê penas alternativas à prisão para usuários, como advertência, prestação de serviços à comunidade e participação em programas educativos.

Plenário do Senado inicia discussão da PEC das drogas | Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, às 14h, dá-se início à primeira sessão de debates sobre a proposta de emenda à Constituição que visa criminalizar a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins, independentemente da quantidade. A PEC 45/2023, liderada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, foi recentemente aprovada por uma maioria significativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O senador Efraim Filho (União-PB), relator da matéria na CCJ, argumenta que a maioria das pessoas concorda com a criminalização de drogas ilegais, defendendo que a legalização leva a um aumento no consumo.

Leia Mais

Segundo ele, o aumento do consumo leva à dependência química e a descriminalização não implica em legalização, pois as drogas continuam ilícitas, disponíveis apenas através do tráfico. Portanto, ele afirma que descriminalizar fortaleceria o tráfico.

Na proposta, há uma distinção legal entre usuários e traficantes, já contemplada na legislação. Para os usuários, são sugeridas penas alternativas à prisão, como advertência, prestação de serviços ou participação em programas educativos.

Rodrigo Pacheco destaca que a alteração proposta está alinhada com um tratamento multidisciplinar e interinstitucional necessário para lidar com o abuso de entorpecentes. Ele também ressalta a revisão constante da legislação infraconstitucional, adaptando-se às circunstâncias sociais e políticas atuais.

Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando o porte de drogas para uso pessoal, com cinco ministros até agora votando pela inconstitucionalidade de considerar crime exclusivamente o porte de maconha para uso pessoal. Por outro lado, três ministros apoiam a legislação atual (Lei de Entorpecentes). A Suprema Corte também está debatendo a quantidade que seria considerada para uso pessoal, com propostas não excedendo 60 gramas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES