Castro Neto quer aumentar punição para agressores de idosos no Brasil

A iniciativa busca garantir a proteção e segurança de idosos, que são frequentemente vítimas de violência física, psicológica e financeira.

Castro Neto quer aumentar punição para agressores de idosos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Castro Neto, filiado ao PSD, apresentou nesta terça-feira (09) um projeto de lei que propõe alterações nas normas atuais para endurecer as medidas de combate e punição aos agressores de pessoas idosas no Brasil. A iniciativa busca garantir a proteção e segurança de idosos, que são frequentemente vítimas de violência física, psicológica e financeira.

O projeto de lei apresentado por Castro Neto visa alterar não só a Lei 10.741/2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa, mas também o Código Civil e o Código Penal. O objetivo é incluir dispositivos mais rigorosos e específicos para a proteção dos direitos dos idosos.

Leia Mais

Entre as alterações propostas, destaca-se a criação de um artigo no Código Civil que garanta o direito dos idosos a uma vida digna, livre de qualquer tipo de violência ou negligência. Já no Código Penal, o deputado quer aumentar a pena para os agressores de pessoas idosas, além de tornar esses crimes inafiançáveis e imprescritíveis.

O projeto de lei também prevê a inclusão de dispositivos específicos para proteger idosos vítimas de violência financeira, como fraudes, extorsões e roubos. Além disso, o texto sugere a criação de programas de atendimento psicológico e social para as vítimas de violência contra idosos e seus familiares.

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial, e o Brasil não é exceção. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no país já ultrapassa os 30 milhões de pessoas. Esse grupo da população, no entanto, é frequentemente alvo de abusos, seja por parte de familiares, cuidadores ou estranhos.

Por isso, o parlamentar argumenta que "é fundamental que sejam criadas medidas específicas para proteger os idosos, especialmente em um contexto em que a violência contra essa população tem aumentado significativamente nos últimos anos". A iniciativa do deputado Castro Neto, portanto, deve ser discutida amplamente pelos demais parlamentares e pela sociedade em geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES