Chega de “eu, eu”: No Maranhão, prefeito é proibido de se autopromover

O Ministério Público solicita que não haja exaltação da figura do prefeito ou de outros agentes públicos nas redes sociais e páginas oficiais do município de Carolina..

Prefeito de Carolina, Erivelton Neves | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) emitiu uma Recomendação nesta quarta-feira, 13, dirigida ao prefeito de Carolina, Erivelton Neves, à primeira-dama Mônica Rocha e ao secretário de Educação, José Esio da Silva, pedindo que evitem fazer autopromoção ao divulgar as ações de gestão nas redes sociais e nas páginas oficiais. Também é solicitado que não haja exaltação da figura do prefeito ou de outros agentes públicos nessas plataformas.

Na recomendação, o promotor de justiça Marco Tulio Rodrigues Lopes, titular da Promotoria de Justiça da comarca, solicita que o slogan "Renovação", que está associado ao nome da chapa partidária com a qual Erivelton Nunes concorreu nas duas últimas eleições, não seja utilizado em atividades e eventos promovidos pelo Município. O objetivo é manter a neutralidade política da prefeitura e evitar qualquer associação partidária.

Leia Mais

O QUE O PROMOTOR VIU? 👁️ O promotor descreve que a conta oficial do Município tem feito postagens que evidenciam personalização, mencionando o nome do prefeito, da primeira-dama e fazendo elogios ao governo. Muitas dessas publicações concentram a atenção no gestor em detrimento da neutralidade que se espera da Administração Municipal.

Ele destaca que a propaganda institucional é financiada com recursos públicos. Desviar sua finalidade e não respeitar o princípio da neutralidade, além de violar os princípios administrativos, caracteriza uso indevido de recursos públicos e prejudica o patrimônio público, configurando atos de improbidade.

O MPMA constatou notícias que ligavam os nomes do prefeito, da primeira-dama e do secretário de Educação a eventos institucionais do Município, inclusive utilizando o slogan em materiais de divulgação.

Além disso, foram identificadas diversas postagens nas contas oficiais da Prefeitura de Carolina que mencionavam diretamente o nome do prefeito, da primeira-dama e do secretário de Educação em atividades cotidianas da administração.

PROIBIÇÃO DO USO DE BONECOS - 🧍  Outras demandas incluem a proibição do uso de bonecos que representem o prefeito ou agentes públicos, bem como a eliminação de faixas de agradecimento pessoal em eventos municipais. Também é solicitado que as obras e realizações da administração municipal não sejam associadas diretamente às imagens do prefeito, vice-prefeito, primeira-dama e secretários como forma de promoção pessoal.

As publicidades e propagandas oficiais nas redes sociais devem evitar incluir nomes, símbolos, imagens ou slogans que caracterizem a promoção pessoal de autoridades, servidores públicos ou partidos políticos.

ATÉ QUANDO TEM QUE CUMPRIR? ⚖️ A Prefeitura de Carolina tem um prazo de 10 dias úteis para retirar todas as publicidades institucionais que atribuam feitos à pessoa do administrador municipal ou outros agentes públicos, seja em mídias tradicionais ou digitais. No prazo de cinco dias, a Prefeitura deve enviar ao MPMA uma lista dos meios nos quais são feitas as publicações oficiais, incluindo redes sociais, bem como a identificação dos responsáveis por essas divulgações, com documentação comprobatória.

O não cumprimento das solicitações acarretará medidas administrativas e judiciais cabíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES