Comissão do Senado aprova Desenrola e limite para rotativo do cartão

Rodrigo Pacheco se comprometeu a pautar o projeto em plenário no máximo até segunda-feira (2/10)

Senado Federal | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (28), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou o projeto que cria o programa de renegociação de dívidas do governo federal, conhecido como Desenrola Brasil, e estabelece limites para os juros rotativos do cartão de crédito. Agora, a proposta segue para análise em plenário.

A votação ocorreu após um esforço da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir a aprovação antes do próximo dia 3, data em que vence a medida provisória (MP) que deu início ao programa.

Leia Mais

A equipe econômica alertou que, caso o projeto sobre o tema não seja aprovado dentro deste prazo, o Desenrola Brasil será interrompido. O programa de renegociação de dívidas está em funcionamento desde julho.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a pautar o projeto em plenário no máximo até segunda-feira (2/10), para evitar prejuízo ao programa. Nesta quinta-feira, a CAE também aprovou um pedido de urgência para acelerar o andamento da proposta.

O texto votado pela CAE, relatado pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), mantém o conteúdo da proposta que já foi aprovada pela Câmara no início deste mês.

"Ao aliviar o endividamento, as famílias podem adotar práticas financeiras mais saudáveis, promovendo um consumo mais consciente e responsável. Isso beneficia a economia de longo prazo, evitando que as pessoas fiquem presas em ciclos contínuos de dívidas", afirmou Cunha.

Inicialmente, o senador considerou a possibilidade de fazer alterações no projeto, como incluir a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e limitar os juros do rotativo a 100% ao ano. No entanto, devido ao apelo do governo para acelerar a tramitação, ele não propôs mudanças ao texto.

Sem valor fixo

O projeto não estabelece um valor fixo para o teto dos juros rotativos do cartão de crédito, mas dá um prazo de 90 dias, a partir da publicação da norma, para que as emissoras de cartões apresentem uma proposta de teto, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Se uma solução não for encontrada dentro de 90 dias, os bancos não poderão cobrar mais do que o valor original da dívida.

O Desenrola Brasil permitirá que brasileiros endividados renegociem suas dívidas em duas faixas. Na primeira faixa, poderão ser negociadas as dívidas inscritas até 31 de dezembro de 2022 e com registro ativo em 28 de junho de 2023, com prestadores de serviços públicos, varejistas, prestadores de serviços, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. A negociação ocorrerá por meio de uma plataforma do governo federal, com débitos parcelados em até 60 meses e juros limitados a 1,99% ao mês.

A faixa 1, que já está em vigor, beneficiará pessoas com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). As negociações incluem um período de carência inicial para pagamento, e a dívida será excluída do cadastro de inadimplentes.

Na faixa 2, em vigor desde julho, poderão renegociar dívidas pessoas com renda mensal igual ou inferior a R$ 20 mil. Os débitos serão negociados diretamente com as instituições financeiras, com parcelamento mínimo de 12 meses, mas a possibilidade de solicitar um prazo menor.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES