Como o Bolsa Família abriu as portas do ensino superior a 256 mil beneficiários

Para o presidente Lula, o acesso à educação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária

Lula e ministros | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Bolsa Família, criado pelo governo Lula (PT) em 2003, tem sido fundamental para que milhares de brasileiros concluam o ensino superior. Um levantamento do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) revela que, entre 2016 e 2022, o número de pessoas com ensino superior que recebem o benefício ou têm renda compatível com o CadÚnico (Cadastro Único) cresceu 774 mil.

Em 2022, 1,6 milhão de pessoas entre 18 e 65 anos que residem em domicílios cadastrados no CadÚnico tinham ensino superior. Em 2016, esse número era de 826 mil. Entre os beneficiários do Bolsa Família, o aumento foi ainda mais significativo: de 84 mil para 256 mil no mesmo período.

Histórias de superação

A história de Rejane dos Santos, 41 anos, moradora de Niterói (RJ), ilustra o impacto positivo do programa. Em 2010, ela perdeu a casa em um temporal e precisou se inscrever no CadÚnico. Com o benefício do Bolsa Família, ela e sua família conseguiram se estabilizar e seguir em frente. Hoje, ela está terminando o curso de direito e trabalha em uma agência bancária.

Aparecida Carvalho de Souza, 53 anos, moradora de Santo André (SP), também é um exemplo de superação. Ela entrou no Bolsa Família para poder voltar a estudar. Com o benefício, ela paga a mensalidade da faculdade de serviço social e ainda sobra para comprar alimentos e pagar as contas.

Educação como ferramenta de transformação social

Os dados do IMDS comprovam que o Bolsa Família é um importante instrumento de combate à pobreza e à desigualdade social. O programa não apenas garante a segurança alimentar de milhões de famílias, mas também oferece oportunidades de educação e desenvolvimento profissional.

Para o presidente Lula, o acesso à educação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. "O Bolsa Família é um programa que transforma vidas. Ele dá às pessoas a oportunidade de estudar, trabalhar e construir um futuro melhor para si mesmas e para suas famílias", afirma Lula.

O futuro do Bolsa Família

O governo Lula está comprometido em fortalecer e ampliar o Bolsa Família. O objetivo é garantir que o programa atenda a todas as famílias que precisam e que seja um instrumento de inclusão social e de desenvolvimento humano.

Dados relevantes

  1. Entre 2016 e 2022, o número de pessoas com ensino superior que recebem o Bolsa Família ou têm renda compatível com o CadÚnico cresceu 774 mil.
  2. Em 2022, 1,6 milhão de pessoas entre 18 e 65 anos que residem em domicílios cadastrados no CadÚnico tinham ensino superior.
  3. Entre os beneficiários do Bolsa Família, o número de pessoas com ensino superior passou de 84 mil para 256 mil entre 2016 e 2022.

O Bolsa Família é um programa de grande sucesso que tem impactado positivamente a vida de milhões de brasileiros. O programa oferece oportunidades de educação e desenvolvimento profissional, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES