Lula critica inércia da ONU perante a guerras e defende 'pacifistas' no conselho

Desde seu primeiro mandato, o presidente brasileiro defende mudanças na estrutura de órgãos como o Conselho de Segurança da ONU

Presidente Lula (PT) | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (15), em declaração no Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu uma reforma na geopolítica da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente no Conselho de Segurança. Lula destacou a necessidade de eliminar o direito de veto dos países membros e enfatizou a importância de ter atores pacifistas, não aqueles que promovem a guerra.

"É preciso que tenha uma nova geopolítica na ONU. É preciso acabar com o direito de veto dos países. E é preciso que os membros do Conselho de Segurança sejam atores pacifistas, e não atores que fomentam a guerra", declarou o presidente.

Lula criticou a falta de envolvimento do Conselho de Segurança em decisões cruciais, citando exemplos como a invasão ao Iraque, à Líbia, a intervenção russa na Ucrânia e a situação conflituosa entre Israel e a Faixa de Gaza. Ele ressaltou a limitação do Conselho em efetuar ações concretas nessas situações.

"Ou seja: a única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas que me parece que Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas", continuou.

Após se reunir com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, no Cairo, Lula destacou a importância do Egito na atual crise, sendo a principal rota de evacuação de estrangeiros, incluindo brasileiros, e fornecimento de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Desde seu primeiro mandato, Lula defende mudanças na estrutura de órgãos como o Conselho de Segurança da ONU. Suas críticas se intensificaram diante dos conflitos na Rússia-Ucrânia e Israel-Hamas.

Parceria Brasil-Egito

Em seu discurso, Lula também enfatizou a parceria entre Brasil e Egito na promoção do desenvolvimento econômico e social como fundamentais para a paz e segurança global. Além disso, destacou o apoio brasileiro à iniciativa egípcia de criação de uma "zona livre de armas no Oriente Médio" e reiterou a urgência de um cessar-fogo em Gaza para permitir a entrada sustentável de ajuda humanitária.

Lula encerrou sua declaração reafirmando a posição brasileira contra o deslocamento forçado do povo palestino e a necessidade de um Estado Palestino, mutuamente acordado, convivendo ao lado de Israel.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES