Congresso aposta em PEC para blindar parlamentares de operações da PF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, diz que o foro especial causa 'perplexidade'

PEC que limita atuação da PF no Congresso | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira (28), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), manifestou sua surpresa e preocupação em relação a uma eventual proposta de emenda à Constituição (PEC) que busque blindar deputados e senadores de operações da Polícia Federal (PF) dentro do Congresso Nacional.

A proposta, que circula nos bastidores da Câmara dos Deputados, pretende impor restrições ou até mesmo proibições para operações policiais nas dependências do Legislativo.

Leia Mais

De acordo com informações, a PEC em questão propõe que ações judiciais, mandados de busca e apreensão e investigações contra parlamentares só poderiam ser executados após aprovação pela Mesa Diretora do Senado e da Câmara. O presidente do Senado criticou a iniciativa, apontando possíveis inconstitucionalidades e expressando a importância de não extinguir a possibilidade de investigação contra qualquer cidadão.

Pacheco destacou que, embora a forma de execução das medidas de investigação possa ser aprimorada, qualquer iniciativa que busque impedir investigações contra autoridades públicas pode gerar questionamentos do ponto de vista constitucional. A proposta surge após operações recentes, gerando debates sobre a necessidade de ajustes nos procedimentos, mas Pacheco ressaltou que a busca por aprimoramento deve ser trabalhada no âmbito do Congresso.

Para mais informações,acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES