CPMI dos Atos Golpistas marca último depoimento e data para leitura do relatório

O último a depor para o colegiado é o subtenente Beroaldo José de Freitas Júnior

Arthur Maia, Eliziane Gama e Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (03), o deputado federal Arthur Maia (União-BA), presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas de 8 de Janeiro, comentou sobre o cronograma final do colegiado no Congresso Nacional. Maia afirmou que não serão feitas novas convocações e que o último depoente será o subtenente Beroaldo José de Freitas Júnior, agendado para quinta-feira (5/10). O subtenente, policial militar, ficou gravemente ferido ao tentar conter manifestantes em 8 de janeiro.

O deputado explicou que a decisão de ouvir Beroaldo na quinta-feira foi tomada para garantir que o colegiado não ouça apenas os indicados pela maioria, visto que os últimos cinco depoimentos foram de pessoas indicadas pela maioria. Sobre o depoimento do ex-ministro Braga Netto, originalmente agendado para esta quinta-feira, Maia informou que foi desmarcado. Houve uma solicitação para ouvir, em seu lugar, o general Augusto Heleno, pois se entendia que ambos abordavam essencialmente os mesmos temas.

Leia Mais

Arthur Maia também descartou a possibilidade de a CPMI solicitar acesso à delação do ex-tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com isso, a CPMI não terá atividades marcadas para a próxima semana. A leitura do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) está prevista para a terça-feira (17/10). Caso haja pedido de vista, o processo será retomado na quarta-feira (18/10) com a leitura do voto separado da oposição, falas dos parlamentares inscritos e votação do relatório.

Intervenção de Nunes Marques

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, suspendeu a quebra dos sigilos fiscal, bancário, telefônico e telemático do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.

A decisão, datada de 26 de setembro, foi divulgada apenas nesta terça-feira. Em sua avaliação ao suspender as quebras de sigilo, o ministro considerou que:

Segundo Nunes Marques, "não há uma definição prévia do escopo específico para a quebra do sigilo".

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES