De Gleisi a Tebet: confira a lista dos cotados para assumir o Ministério da Justiça

De acordo com informações, há uma preferência por uma candidata mulher, embora esse não seja o único critério considerado pelo presidente

Gleisi Hoffmann, Lula e Simone Tebet | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Palácio do Planalto identificou ao menos 5 possíveis substitutos para Flávio Dino (PSB-MA), indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). De acordo com informações, há uma preferência por uma candidata mulher, embora esse não seja o único critério considerado pelo presidente. Os nomes cogitados pelo governo são:

  1. Simone Tebet (MDB) – atual ministra do Planejamento e Orçamento;
  2. Gleisi Hoffmann (PT) – presidente nacional do PT;
  3. Jorge Messias – Advogado-Geral da União;
  4. Ricardo Lewandowski – ex-ministro do STF indicado por Lula;
  5. Wadih Damous (PT) – ex-deputado e Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

Até o momento, não há indicação de que o governo optará por dividir o ministério, criando dois cargos de ministro. Nesse cenário, cogita-se a recriação do Ministério da Segurança Pública.

Simone Tebet, favorável à recriação, não foi contatada ou sondada para ocupar a vaga deixada por Dino. A possibilidade de escolher uma mulher para a Justiça tem sido discutida entre os aliados de Lula, como uma maneira de atenuar a crítica sobre suas indicações majoritariamente masculinas para o Supremo e para a PGR. Gleisi Hoffmann também faz uso desse argumento.

Jorge Messias, chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), estava entre os principais cotados para ocupar a vaga no STF que ficou com Dino. Sua nomeação para o Ministério da Justiça poderia ser uma compensação pela não escolha ao Supremo.

Apesar de ter sido mencionado pela mídia, o atual secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli, parece não estar nos planos de Lula e do Planalto. O governo rejeitou a ideia de escolhê-lo, mantendo Dino no cargo até a sabatina no Senado.

Lula deve buscar um perfil alinhado com suas visões e, como tem sido sua prática desde o início do terceiro mandato, centralizar a decisão sobre o sucessor de Dino, tendo em mente que, em 2023, tem menos conselheiros próximos no governo em comparação com períodos anteriores.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES