Conheça Ana Paula Lobato, a suplente de Dino que assumirá Senado até 2030

Filiada ao mesmo partido que o ministro, a nova senadora deve seguir o legado de Dino e se unir à base governista

Flávio Dino e Ana Paula Lobato | Reprodução/Instagram/@ana_paulalobato
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confirmação da indicação de Flávio Dino (PSB-MA) para o Supremo Tribunal Federal (STF) resultará na ascensão de Ana Paula Lobato (PSB-MA) como sua suplente, garantindo-lhe oito anos de mandato como senadora.

Mas quem é Ana Paula?

Ana Paula, de 39 anos, assumiu a posição em fevereiro, sucedendo à posse de Flávio Dino (PSB) como Ministro da Justiça. Natural de Pinheiro (MA), mesma cidade de José Sarney, a senadora, apesar de ser titular de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça, manteve um mandato discreto até o momento, não figurando entre os parlamentares mais influentes do Senado, responsáveis por delinear o debate político.

Seu episódio de maior exposição ocorreu durante o depoimento do general Augusto Heleno na CPI de 8 de Janeiro, quando não conseguiu pronunciar corretamente o nome de Ernesto Geisel, presidente durante o regime militar. A situação constrangedora resultou em risos por parte de alguns parlamentares, deixando a senadora visivelmente desconfortável.

Quanto aos votos de Ana Paula no Senado, ela se posicionou a favor da reforma tributária e do arcabouço fiscal, contra o marco temporal e esteve ausente na votação da PEC que limita os poderes do STF.

Marcos de sua carreira

A trajetória política de Ana Paula é marcada por mais derrotas do que vitórias. Iniciou sua carreira política em 2011, sendo derrotada na primeira eleição como candidata a deputada estadual em 2014. Tentou ser vice-prefeita de Pinheiro em 2016, novamente sem sucesso. Conquistou seu primeiro cargo em 2020, quando tornou-se vice-prefeita de Pinheiro. Durante a pandemia, assumiu interinamente a prefeitura devido ao afastamento do titular, acusado de lavagem de capitais e organização criminosa.

Enfermeira de formação, Ana Paula concentrou sua gestão na saúde, sendo esta sua principal bandeira. Além disso, atua no combate à violência doméstica, defesa do meio ambiente e segurança pública, temas influenciados por Flávio Dino. Casada com Othelino Neto (PCdoB), um dos deputados estaduais mais influentes do Maranhão, o casal tem dois filhos.

Apesar de seu mandato discreto, Ana Paula Lobato esteve envolvida em controvérsias, como o pedido de demissão do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, alinhado a Jair Bolsonaro. Sua atuação parlamentar inclui relatos de projetos nas áreas econômicas, sociais e previdenciárias, como a proposta de estender a criminalização por injúria a outras práticas preconceituosas por origem e gênero.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES