Saiba qual plano a oposição usará para tantar barrar indicação de Dino ao STF

Para que a nomeação do ministro seja aprovada pelo Senado, Dino necessita do apoio de, no mínimo, 41 dos 81 senadores

Ministro Flávio Dino (PSB-MA) | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (28), senadores da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcaram um almoço em Brasília para traçar a estratégia visando impedir a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), ao Supremo Tribunal Federal (STF). O plano centrará na argumentação de que a escolha de Dino, ex-juiz federal, ex-governador e atual senador licenciado, representa uma indicação "estritamente política" por parte de Lula para a Suprema Corte.

Recentemente, a oposição no Senado conquistou uma vitória ao rejeitar a indicação do defensor público Igor Roque para o comando da Defensoria Pública da União (DPU), interpretando o resultado como um alerta ao governo de que a mesma oposição poderia rejeitar também o nome de Flávio Dino, caso fosse escolhido para o STF.

Segundo fontes da oposição, aproximadamente 35 parlamentares já indicaram que votariam contra a indicação de Dino. Vale ressaltar que, para que sua nomeação seja aprovada pelo Senado, ele necessita do apoio de, no mínimo, 41 dos 81 senadores.

Relatores definidos

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou os senadores responsáveis pela relatoria das indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet ao STF e à Procuradoria-Geral da República (PGR), respectivamente.

A tarefa de produzir o relatório sobre o indicado ao STF ficará a cargo de Weverton Rocha (PDT-MA), conterrâneo de Dino no Maranhão. Em conversas anteriores, Weverton expressou elogios à atuação do ministro.

Quanto à relatoria de Paulo Gonet, a responsabilidade será assumida por Jaques Wagner (PT-RJ), líder do governo no Senado. Essa escolha sugere uma inclinação favorável às indicações de Lula para ambas as posições.

Ambas as sabatinas estão programadas para ocorrer em 13 de dezembro.

Saiba mais em MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES