Deputado do PT é retirado de voo para inspeção e acusa PF de racismo

Nas imagens, é possível ver os policiais abrindo a mochila de Freitas e realizando uma revista pessoal

Deputado é retirado de voo para inspeção e aponta racismo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) passou por uma situação constrangedora ao ser retirado de um voo e revistado pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo os agentes, a inspeção fazia parte de uma ação de rotina, onde um grupo de pessoas foi selecionado para a revista. No entanto, o deputado argumenta que foi o único retirado da aeronave.

O parlamentar gravou a abordagem e compartilhou o vídeo nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver os policiais abrindo a mochila de Freitas e realizando uma revista pessoal. O deputado se mostrou indignado e chegou a chamar os agentes de racistas ignorantes.

Leia Mais

Em resposta à situação, a Polícia Federal afirmou que tem a atribuição de fiscalizar atividades aeroportuárias e que todos os protocolos de abordagem foram respeitados. Já a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não se pronunciou sobre o ocorrido até o momento.

Após a abordagem, Renato Freitas retornou ao avião e recebeu o apoio de alguns passageiros, enquanto outros tentavam acalmá-lo. O deputado questionou quantas pessoas daquele voo foram escoltadas pela PF para serem revistadas e se mostrou incomodado com a situação de humilhação que passou.

Infelizmente, casos de abordagens indevidas como esta ainda acontecem com frequência, e é importante que as autoridades tomem medidas para evitar situações constrangedoras como essa. O respeito à integridade e aos direitos das pessoas deve ser garantido em todas as situações, incluindo em abordagens de rotina em aeroportos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES