Deputado forma mutirão na Câmara para mudar a estrutura e regras do STF

Ricardo Ayres junta assinaturas de parlamentares da oposição para influenciar nos trabalhos da Suprema Corte

Ministros do STF | Lavínia Kaucz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do crescente desconforto no Congresso Nacional em relação a algumas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) iniciou uma iniciativa para coletar assinaturas em apoio a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que busca reestruturar a composição e as regras da mais alta corte do país.

A PEC proposta pelo deputado traz uma série de modificações significativas nas normativas do STF, incluindo mudanças substanciais no processo de nomeação dos ministros que compõem a Corte.

Leia Mais

Uma das mudanças mais notáveis é a proposta de que os ministros não sejam indicados exclusivamente pelo presidente da República, como é o procedimento vigente. A PEC sugere que órgãos como a Câmara dos Deputados, o Senado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público (MP) e outros tribunais superiores também tenham a prerrogativa de fazer indicações para ocupar cargos no STF.

Outra modificação em destaque prevista na PEC é a implementação de mandatos de oito anos para ministros do STF e do Tribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, a única condição estabelecida é a aposentadoria compulsória dos magistrados dessas instituições aos 75 anos de idade.

O deputado Ayres também propõe que ministros do STF possam ser exonerados, contanto que tal medida seja aprovada por maioria no Congresso. Atualmente, a competência para o impeachment de ministros está restrita ao Senado.

Além disso, a PEC inclui um aceno ao próprio Congresso, ao reforçar a imunidade parlamentar, garantindo que deputados e senadores não sejam "punidos, afastados ou presos por suas opiniões, palavras e votos".

Essa iniciativa surge em meio a atritos entre o STF e o Congresso Nacional, que alegam que o Poder Judiciário tem interferido em suas funções legislativas. Algumas recentes decisões do STF, como o novo marco temporal e as questões relacionadas à descriminalização do aborto e da maconha, têm gerado tensões entre os poderes.

Para que a PEC seja submetida à tramitação na Câmara dos Deputados, é necessário angariar o apoio de, no mínimo, 171 parlamentares, o equivalente a 1/3 da Casa. Até a tarde da última sexta-feira (22), o autor da proposta havia obtido apenas 23 assinaturas em apoio ao projeto.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES