Frente ampla de Lula em 2022 reserva armadilha para PT na eleição de 2026

Segundo dirigentes do partido, reproduzir tal negociação em 2026 será uma tarefa hercúlea para o presidente

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Fábio Vieira/Metrópoles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A abrangência da coalizão, que desempenhou um papel crucial na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agora se apresenta como um possível obstáculo para o Partido dos Trabalhadores nas eleições presidenciais de 2026. Dirigentes petistas reconhecem que será um desafio criar uma narrativa capaz de garantir o apoio de pessoas com ideologias tão diversas, algo que foi alcançado na disputa com Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

A defesa veemente da democracia foi o argumento central utilizado pelo PT para formar uma frente ampla, atraindo figuras como o empresário Paulo Marinho, os fundadores do PSDB Fernando Henrique Cardoso e José Serra, além de renomados economistas liberais, como Pérsio Arida e Pedro Malan.

O alcance significativo dessa frente ampla durante o segundo turno foi tão expressivo que, na visão do PT, será uma tarefa hercúlea para Lula, ou qualquer candidato petista, reproduzir tal negociação. Dentro do contexto eleitoral, o partido prevê desafios em convencer o eleitorado de que o apoio a Lula permanece sólido ao longo de quatro anos.

Alianças proibidas

Em uma declaração contundente, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, anunciou que proibirá alianças com o PT nas eleições de 2024. Apesar da firme posição, Valdemar expressou preocupação com possíveis conflitos com apoiadores bolsonaristas, pois prevê uma "troca de apoios" em algumas disputas municipais.

Em conversas internas com membros de sua legenda, o presidente do PL foi direto ao abordar a questão: "vamos enfrentar problemas nas eleições de 2024, pois candidatos do PL e do PT podem realizar uma troca de apoios", admitiu.

Nos bastidores, Valdemar admite que é praticamente impossível evitar acordos entre os dois partidos, especialmente na região Nordeste. Essa concessão ocorre aproximadamente três meses após o líder do PL decidir proibir alianças com o PT, medida tomada após intensa pressão dos bolsonaristas dentro da legenda.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES