Deputados pressionam ministros do STF para impedir descriminalização do aborto

A relatora do caso agendou a ação para julgamento virtual para os dias 22 e 29 deste mês

Ministros Nunes Marques e André Mendonça | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão em uma ofensiva para influenciar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques e André Mendonça, ambos indicados por Bolsonaro, a adiarem o julgamento sobre a descriminalização do aborto. A ministra Rosa Weber, relatora do caso, agendou a ação para julgamento virtual, programada para ocorrer entre os dias 22 e 29 deste mês.

Após a decisão de Weber, os parlamentares bolsonaristas se reuniram para traçar estratégias. Ficou acordado que o grupo entraria em contato com Nunes Marques e Mendonça, buscando persuadi-los a requerer a transferência do caso para o plenário físico ou solicitar um prazo maior para análise do processo.

Leia Mais

Ambas as iniciativas têm o objetivo de retardar o julgamento e impedir que a ministra Weber emita seu voto até o dia 2 de outubro, data em que completará 75 anos e se aposentará. Além disso, os congressistas devotos do ex-mandatário acreditam que o julgamento no plenário virtual dificultaria a mobilização contrária nas redes sociais e em eventuais protestos na Praça dos Três Poderes.

A ação em questão, que debate a possibilidade de legalização do aborto até a 12ª semana de gestação, foi apresentada ao STF pelo PSol em 2017.

Para mais informações acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES