Ministro do STF livra militar de depor na CPMI e gera revolta entre senadores

A comissão busca reverter a interferência de André Mendonça na reta final das investigações

Ministro André Mendonça | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nessa segunda-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, emitiu uma autorização permitindo que o segundo-tenente do Exército, Osmar Crivelatti, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não compareça à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

Originalmente, o depoimento do militar estava programado para acontecer nesta terça-feira (19).

Leia Mais

A decisão de Mendonça concede um habeas corpus que torna facultativa a presença de Crivelatti perante a CPMI, deixando a critério do militar decidir se comparecerá ou não.

A defesa de Crivelatti recorreu ao STF argumentando que ele não deveria ser obrigado a depor perante a CPI, pois estaria sendo investigado pela comissão.

A convocação de Crivelatti atendeu a seis requerimentos apresentados por parlamentares, incluindo um da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O requerimento mencionava que o segundo-tenente, na função de coordenador administrativo da Ajudância de Ordens da Presidência da República, acompanhava a preparação dos eventos em questão e, portanto, poderia fornecer informações relevantes.

Essa autorização para não comparecer à CPI segue um precedente estabelecido pelo ministro Kassio Nunes Marques, também indicado para o STF pelo ex-presidente Bolsonaro. Até então, ministros do STF costumavam permitir que os convocados permanecessem em silêncio diante de perguntas incriminadoras, mas reforçaram a obrigatoriedade de comparecer à audiência da comissão.

A decisão anterior de Nunes Marques permitiu que Marília Alencar, ex-subsecretária de Segurança Pública do Distrito Federal, não comparecesse à sessão em que deveria prestar depoimento, o que gerou críticas e revolta entre os parlamentares.

Ação do Senado

O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), informou que a Advocacia-geral do Senado Federal já recorreu da decisão de Mendonça e que solicitará audiências com os ministros André Mendonça, Nunes Marques e a presidente Rosa Weber. Ele também pedirá aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a apresentação de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ao STF, questionando a possibilidade de ministros impedirem convocações aprovadas pela CPMI.

A relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), também criticou a decisão de Mendonça, considerando-a uma interferência inadequada de um Poder sobre outro.

Osmar Crivelatti foi um dos alvos da operação “Lucas 12:2” da Polícia Federal (PF), realizada em 11 de agosto. As investigações buscam determinar se houve uma tentativa de vender presentes entregues a Bolsonaro por delegações estrangeiras, como relógios, joias e esculturas, nos Estados Unidos. O suposto esquema é alegadamente comandado por Mauro Cid e Crivelatti.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES