“Derrotamos o bolsonarismo”, diz Barroso em meio a vaias de enfermeiros

O ministro do STF fez duras críticas ao bolsonarismo em discurso, no Congresso da UNE

Barroso reage e defende a democracia | Yuri Salvador
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez duras críticas ao movimento bolsonarista e respondeu aos protestos e vaias recebidos de um grupo ligado à área de enfermagem durante seu discurso no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

"Já enfrentei a Ditadura e já enfrentei o bolsonarismo, não me preocupo", afirmou Barroso. Em seguida, ressaltou a importância da discordância e concordância em uma democracia conquistada: "Saio daqui com as energias renovadas pela concordância e discordância porque essa é a democracia que nós conquistamos."

Leia Mais

Ele destacou o papel de derrotar a censura, a tortura e o bolsonarismo para garantir a democracia e a livre manifestação de todas as pessoas.

As declarações do ministro foram uma resposta aos manifestantes que protestaram contra ele no Congresso da UNE, vaiando-o e segurando uma faixa com os dizeres "Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016".

Decisão revista e anulada

No ano passado, Barroso suspendeu o pagamento do piso salarial da enfermagem aprovado pelo Congresso Nacional, alegando falta de detalhamento das fontes de custeio. No entanto, após o governo federal liberar mais de R$ 7 bilhões para os estados e municípios pagarem os valores, Barroso revogou a suspensão.

Em resposta às críticas, o ministro afirmou: "Fui eu que consegui o dinheiro para a enfermagem porque não havia recursos. Não tenho medo de vaias, pois temos um país para construir."

O Congresso da UNE está ocorrendo em Brasília até o dia 15 de julho, e Barroso participou da cerimônia de abertura do evento.

O ministro também ressaltou a importância de resistir a um golpe de Estado recentemente e reafirmou o compromisso com a história, a verdade plural e a obrigação de construir um país melhor e maior.

Até o momento, a assessoria do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não comentou as declarações de Barroso.

Pessoas próximas ao ex-presidente alegaram que a declaração de Barroso, "Nós derrotamos o bolsonarismo", seria uma confissão de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agiu contra Bolsonaro nas eleições de 2022.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES