Desvio de dinheiro? CNJ deve pedir abertura de processo criminal contra Moro

O relatório parcial de agosto do ano passado do CNJ indicou uma “gestão caótica” no controle dos recursos provenientes

Senador Sergio Moro (União-PR) | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, está prestes a solicitar a abertura de um processo criminal contra o senador Sergio Moro (União-PR), com base na inspeção das instâncias envolvidas nas ações da Lava-Jato: a 13ª Vara Federal de Curitiba e a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Após concluir a inspeção, Salomão encaminhou o caso para votação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cabendo agora ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do órgão, pautar a ação.

De acordo com informações da apresentadora Andreia Sadi e do repórter Reynaldo Turollo Jr, da GloboNews, a Polícia Federal (PF) está colaborando com o CNJ na investigação de possíveis crimes relacionados à gestão dos recursos financeiros da 13ª Vara Federal em Curitiba, onde Moro atuou.

O relatório parcial de agosto do ano passado do CNJ indicou uma "gestão caótica" no controle dos recursos provenientes dos acordos de delação premiada e de leniência firmados com o Ministério Público e homologados por Moro. Envolvidos na investigação afirmam que a conclusão da correição será mais dura e trará "indícios consistentes" da prática de delitos que precisam ser apurados.

Com a instauração da investigação criminal, Moro deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que possui foro privilegiado como senador. O caso pode resultar na inelegibilidade do ex-juiz. O CNJ tem precedentes afirmando que, quando as penas têm potencial para acarretar consequências criminais, os procedimentos continuam válidos no órgão, mesmo após a saída da magistratura. Este é o caso de Moro.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES