Eduardo Appio questiona imparcialidade do TRF-4 após ser afastado

A defesa do juiz solicita que o caso seja transferido para Brasília, para ser tratado pelo Conselho Nacional de Justiça, e não pelo TRF-4

Eduardo Appio foi afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba | Reprodução/Justiça Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A defesa do juiz Eduardo Appio, ao interpor uma apelação junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), argumenta que a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) que o afastou da 13ª Vara Federal de Curitiba nesta semana foi considerada "severa e drástica". A defesa alega ainda que os magistrados da segunda instância não possuem a imparcialidade necessária para julgar o caso. 

Os advogados que assinam a petição dirigida ao CNJ afirmam que é amplamente reconhecido que a atuação do juiz Appio na Vara da Lava Jato tem sido caracterizada por uma postura crítica e que isso tem gerado descontentamento local. A defesa de Appio solicita que o caso seja transferido para Brasília, para ser tratado pelo Conselho Nacional de Justiça, e não pelo TRF-4.

"Referidas indisposições locais, inclusive, ensejaram redução injustificada da estrutura administrativa à disposição" do juiz, acrescenta a defesa, ao sugerir que seja feita uma correição extraordinária na 13ª Vara Federal, a mesma que já foi ocupada pelo hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

Além do seu afastamento temporário, o miagistrado foi também obrigado a devolver o laptop e o celular funcional. A defesa argumenta que ele está sendo privado de maneira severa de qualquer acesso ao prédio da Justiça Federal.

A petição foi dirigida ao corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão. Conforme informado pelo advogado Pedro Serrano, o requerimento foi protocolado nesta sexta-feira (26). Até aproximadamente as 20h30, o CNJ ainda não havia confirmado o recebimento do documento, uma vez que há um processo interno a ser cumprido antes de ser registrado em seu sistema eletrônico. 

Leia Mais

Na petição dirigida a Salomão, os advogados de Appio solicitam que o corregedor suspenda imediatamente a decisão de afastamento e que o CNJ assuma a responsabilidade pelo procedimento disciplinar em andamento no tribunal, com sede em Porto Alegre. A defesa de Appio argumenta que a investigação das alegadas infrações disciplinares deveria ser conduzida em Brasília. 

A defesa ressalta que não houve unanimidade entre os membros do TRF-4 em relação a essa questão e que o juiz não teve a oportunidade de ser ouvido para um "mínimo contraditório". Além disso, eles expressam insatisfação com a falta de sigilo em torno do caso, que originalmente tramitava em segredo na corregedoria do tribunal, mas se tornou público após a decisão da corte administrativa. 

"Outro aspecto que justifica a pronta avocação por parte do CNJ é que o afastamento do juiz natural repercute, sensivelmente, sobre casos relativos à Lava Jato, bem como para investigações e processos penais em curso de grande magnitude", escrevem os advogados.

A petição é assinada, além de Serrano, por outros advogados de São Paulo que costumam fazer críticas à Operação Lava Jato, como Rafael Valim e Walfrido Warde Júnior.

Com informações- Catarina Scortecci (Folhapress) 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES