O Instituto Amostragem divulgou nova pesquisa para o Governo do Piauí nesta segunda-feira (19). O candidato  Rafael Fonteles (PT) ampliou a vantagem na disputa pelo Palácio de Karnak na pesquisa de intenção de voto estimulada. Considerando somente os votos válidos, ou seja, quando se exclui os brancos, nulos e indecisos.

Os dados apontam que Rafael Fonteles mantém a liderança com 48,72%, avançando 1,78% em comparação ao levantamento feito na semana passada; com o indicativo, o petista ficaria próximo de um cenário de vitória em primeiro turno, oscilando de 46,53% a 50,91% na margem de erro.

Rafael Fonteles e Silvio Mendes são os mais bem posicionados (Foto: Reprodução)Rafael Fonteles e Silvio Mendes são os mais bem posicionados (Foto: Reprodução)Silvio Mendes (União Brasil) vem na sequência com 44,55% das intenções de votos válidos, caindo 0,79% no comparativo com a pesquisa anterior, mas dentro da margem de erro da amostra, que é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de setembro, com 2 mil eleitores em 90 municípios piauienses.

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 2

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos para divulgar o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.

Coronel Diego Melo (PL) é o terceiro colocado com 1,74% dos votos válidos. Gessy Lima  (PSC) aparece com 1,5% dos votos válidos. Gustavo Henrique (Patriota) soma 1,31%; e Lourdes Melo (PCO) registra 0,81%.

A candidata Madalena Nunes (PSOL) soma 0,56% dos válidos; Geraldo Carvalho (PSTU) tem 0,5% e Ravenna Castro (PMN) soma 0,31% dos válidos.

Na estimulada, Rafael tem 39,1% e Silvio 35,75%

Quando se consideram os brancos, nulos e indecisos, o cenário mostra o candidato petista Rafael Fonteles com 39,1% das intenção de voto estimulada, seguido pelo candidato Silvio Mendes (União Brasil), que aparece com 35,75% da intenção de voto estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos concorrentes aos entrevistados. Os dois aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro da amostra.

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 3No comparativo com o levantamento feito entre os dias 05 e 09 de setembro, Rafael Fonteles cresceu 1,1% e Silvio Mendes caiu 0,95%; ambos os movimentos foram dentro da margem de erro de 2,19%.

Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL) com 1,4%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 1,2%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) é o quinto colocado na pesquisa, alcançando 1,05% das menções; na sequência vem Lourdes Melo (PCO), somando 0,65% das intenções de voto.

A pleiteante do PSOL, a servidora pública Madalena Nunes obteve 0,56%; Geraldo Carvalho (PSTU) tem 0,4%. Por fim, a candidata Ravenna Castro (PMN) foi mencionada por 0,25% dos entrevistados.

Os eleitores que responderam nenhum dos candidatos a governador somam 6,8%. Os indecisos são 11,35%; brancos e nulos representam 1,6%.

 Rafael cresce 9,4% desde julho

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 4

O ex-secretário estadual de Fazenda e candidato do PT ao Governo, Rafael Fonteles, cresce 1,1 ponto percentual na nova pesquisa, realizada entre 12 e 16 de setembro, no comparativo com o levantamento feito entre 05 e 09 de setembro. Na linha do tempo, Fonteles avançou de 32,6% para 39,1%; quando se compara com a pesquisa promovida de 13 a 17 de julho, quando o pleiteante do PT tinha 29,7%, a alta é de 9,4 pontos percentuais.

Por sua vez, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) teve uma oscilação dentro da margem de erro na nova pesquisa, caindo de 36,7% para 35,75%.

Com apoios, Rafael venceria no 1º turno

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 5

O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, somando 55,11% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos.

Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 35,68%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 3,6%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 2,07%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 1%.

O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,95%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,71%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,53%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,35%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

Cenário com os brancos, nulos e indecisosAmostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 6

Nesse cenário, ao se considerar os brancos/nulos e os indecisos, Rafael Fonteles (PT) com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, soma 46,65% das intenções de voto.

Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 30,2%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 3,05%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 1,75%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,85%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,8%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,6%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,45%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,3%.

Aqueles que apontaram que pretendem votar branco/nulo somam 1,55%; os que sinalizaram nenhum/ninguém chegam a 5,15%. Por fim, os eleitores que não sabem ou não opinaram são 8,65%.

Firmeza na intenção de voto em Rafael é a maior

Nove candidatos disputam o Governo do Piauí (Foto: Reprodução/Raissa Morais)Nove candidatos disputam o Governo do Piauí (Foto: Reprodução/Raissa Morais)

Dos entrevistados que apontaram a intenção de votar no candidato Rafael Fonteles (PT) 82,23% apontaram que não muda, já está decidido; 16,75% indicaram que ainda podem mudar; enquanto 1,02% não sabe ou não opina.

Em relação ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto no ex-prefeito de Teresina, 79,72% indicaram que não muda, já está decidido; 19,02% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 1,26% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Coronel Diego Melo (PL), 67,86% indicaram que não muda, já está decidido; 28,57% apontaram que ainda poderá mudar; e 3,57% não sabe ou não opina.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Gessy Lima (PSC), 54,17% indicaram que não muda, já está decidido; 45,83% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Geraldo Carvalho (PSTU), 50% indicaram que não muda, já está decidido; 37,50% apontaram que ainda poderá mudar e 12,50% não sabe ou não opina.

Entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Madalena Nunes (PSOL), 44,44% sinalizaram que não muda, já está decidido; já 44,44% indicaram que ainda pode mudar; e 11,11% não sabe ou não opina.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto no candidato Gustavo Henrique (Patriota), 47,62% indicaram que não muda, já está decidido; 47,62% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 4,76% não sabe ou não opina.

Em relação à candidata Ravenna Castro (PMN), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na advogada, 80% indicaram que não muda, já está decidido; 20% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar na candidata Lourdes Melo (PCO), 53,85% indicaram que não muda, já está decidido; 46,15% apontaram que ainda poderá mudar a intenção de voto.

Expectativa de vitória para governador

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 8

O Instituto Amostragem ainda mensurou com os entrevistados a expectativa de vitória para governador no Piauí; neste recorte, 32,65% apontaram que acreditam na vitória do candidato do PT, Rafael Fonteles; em seguida, 29,7% responderam que acreditam em uma vitória de Silvio Mendes, candidato do União Brasil.

Entre os entrevistados, 0,4% têm a expectativa da vitória de Geraldo Carvalho (PSTU); 0,35% responderam que esperam a vitória de Coronel Diego Melo (PL) e 0,30% o candidato Gustavo Henrique (Patriota).

Já 0,2% acreditam que Madalena Nunes (PSOL) vencerá a eleição; mesmo índice de Ravenna Castro (PMN). Outros 0,15% acreditam que Gessy Lima (PSC) será a vitoriosa e 0,05% a candidata do PCO, Lourdes Melo. Outro soma 1,15%; não sabe ou não opina soma 34,85%.

46,7% não conhecem o candidato apoiado por Lula

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 9

O levantamento do Amostragem também mensurou o grau de conhecimento do candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; nesse sentido, 53,3% apontaram que conhecem o pleiteante ao Governo do Piauí apoiado pelo presidenciável petista; enquanto 46,7% indicaram que não conhecem.

No Estado, Lula apoia o ex-secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Entre os entrevistados que indicaram conhecer o candidato apoiado por Lula, 95,22% responderam que é Rafael Fonteles (PT); 4,41% indicaram que é Wellington Dias (PT), que não é candidato ao Governo e sim, ao Senado. Outros 0,38% indicaram que é o candidato do União Brasil, Silvio Mendes, que não é apoiado por Lula e sim, pelo ministro Ciro Nogueira (Progressistas).

FICHA TÉCNICA

A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 12 a 16 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-02396/2022.