Candidatos defendem renovação na Assembleia em debate na TV e Rádio Jornal

Coronel Avelar, Naiara Moraes e Scheyvan Lima participaram do confronto de ideias mediado por Ananias Ribeiro.

Candidatos defendem renovação na Assembleia do Piauí em debate na TV Jornal | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Debate promovido pela TV e Rádio Jornal 20.1 nesta quarta-feira, 07 de setembro, contou com a participação dos candidatos Coronel Avelar (Republicanos), Naiara Moraes (MDB) e Scheyvan Lima (Solidariedade). No confronto de ideias, os pleiteantes à Assembleia defenderam pautas como um maior independência do Legislativo, a ampliação da representatividade feminina nos cargos eletivos e a valorização dos agentes de segurança pública do Piauí.

O debate foi mediado pelo jornalista Ananias Ribeiro, no programa Diálogo Franco.

Leia Mais

Candidatos a deputado estadual participam do debate na TV Jornal (Foto: Renan Lopes)

Coronel Avelar quer valorizar os militares

Candidato pelo Republicanos, Coronel Avelar defendeu uma maior valorização aos militares, propondo ainda uma maior investimento na estrutura dos órgãos de segurança do Piauí. "Tenho uma missão de resgatar uma dívida histórica do Piauí com os militares, e nós somos duas Polícias: a Militar e a Civil onde uma é melhor tratada e outra não, vamos resolver a distorção", pontuou.

O pleiteante a uma vaga na Assembleia Legislativa disse ainda que há uma omissão da Casa em vários aspectos e que pretende fiscalizar o Executivo. "O que me fez candidatar a deputado estadual foi você perceber a omissão em muitos aspectos, há uma promiscuidade entre o Legislativo e o Executivo, levando o Legislativo a não fiscalizar, temos que priorizar a fiscalização o diálogo com o Executivo e outros Poderes no sentido de alocar melhor os recursos".

Nayara Moraes defende um transporte de qualidade

Candidata a deputada estadual pelo MDB, Naiara Moraes disse que lutará por uma maior qualidade no transporte público, caso eleita. A advogada se destacou nos debates relativos a crise do setor na capital piauiense. "Essa pauta precisa ter um destaque, precisa avançar, porque não ha transporte de qualidade e nem a quantidade necessária, colocamos um conjunto de propostas nas nossas redes sociais, para fazer melhor".

Naiara Moraes ainda pautou uma maior representatividade da mulher na política, destacando que é uma luta sua de muito tempo e que vem furando várias bolhas. "Eu acredito que nós devemos ter mais representatividade na política. Eu sei que a luta é muito grande e temos diversas barreiras, eu furo diversas bolhas, primeiro que na minha família não tem ninguém vinculado a política-partidária, vejo a política como algo transformador e melhor para a vida das pessoas. Estamos colocando a necessidade de representatividade e de mais mulheres na política". Ela defendeu mais políticas públicas para as mulheres.

Scheyvan quer um mandato próximo do povo

Candidato do Solidariedade, Scheyvan Lima defendeu uma maior independência do Poder Legislativo local, assim, pautou a importância de que os representantes conheçam a realidade dos representados, o que ele não observa acontecer atualmente. "Precisamos renovar a Assembleia Legislativa, precisamos deixar de dar carta branca para representantes distantes, precisamos regionalizar o voto, é injusto a disputa de pessoas com comunidades com pessoas de mandato e de famílias tradicionais, precisamos de um legislativo independente. O Poder Legislativo tem o poder de modificar a relação do Poder Executivo com os piauienses", cravou.

Scheyvan ainda tratou sobre os problemas no transporte público. "Hoje quem está sofrendo na pele são as pessoas que moram na periferia de Teresina, não me recordo de nenhum deputado estadual nas discussões dos ônibus coletivos, sempre questiono que representatividade é essa que precisamos escolher. Representantes legislativos precisam viver e sentir o que os representados vivem", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES