Em 4 pontos, entenda a decisão do MPF de cassar o mandato de Sergio Moro

O senador é investigado por abuso de poder econômico durante as eleições do ano passado

Senador Sergio Moro (União Brasil-PR) | Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (14), o Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) a condenação do ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR) por abuso de poder econômico durante as eleições do ano passado. O parecer dos procuradores Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado acatou parcialmente os argumentos do PT e PL, partidos que moveram a ação contra Moro.

Abuso de poder econômico

Inicialmente, as siglas acusaram o senador de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e caixa dois. O MPF, no entanto, manifestou-se favorável à condenação apenas pela primeira motivação, não identificando as demais práticas.

Gastos da pré-campanha

Sergio Moro é processado pelos gastos eleitorais relacionados à sua pré-campanha na disputa à Presidência pelo Podemos, que posteriormente trocou pelo União Brasil, concorrendo ao Senado Federal. O MPF reconheceu que os gastos excessivos comprometeram a lisura do pleito e solicitou a condenação por abuso de poder econômico.

Limite de gastos violado

O caso da senadora Selma Arruda, condenada em 2018 por abuso de poder econômico, foi citado como referência no pedido do MPF. Os procuradores afirmaram que a instrução processual comprovou um investimento mínimo de R$ 2.030.228,09 na pré-campanha de Sergio Fernando Moro, ultrapassando os limites razoáveis de gastos.

Posicionamento de Moro

As acusações de corrupção e uso indevido dos meios de comunicação foram rejeitadas pelo MPF, que alegou falta de respaldo e provas para tais acusações. Moro afirmou que as acusações são infundadas, destacando seu capital político como fator decisivo para sua eleição. O senador argumentou também que o interesse político do PL e a rivalidade com o PT motivaram as acusações.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES