Em indireta a Zema, Pacheco diz que Minas não pratica 'cultura de exclusão'

Em entrevista, o governador de Minas comparou o Nordeste a “vaquinhas que produzem pouco”

Tensão entre estados | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio às discussões sobre a reforma tributária e os embates em torno de recursos regionais, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lançou uma indireta direcionada ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Pacheco afirmou que o estado não adota a "cultura do exclusão" e enfatizou seu respeito pelo povo do Norte e Nordeste.

A declaração de Pacheco surgiu como resposta ao comentário controverso feito por Zema em uma entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, no qual comparou o Nordeste a "vaquinhas que produzem pouco". O governador mineiro argumentou que o bloco Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) buscará um papel de destaque e criticou a criação de um fundo para os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Leia Mais

A fala de Zema gerou reações de repúdio por parte dos governadores e parlamentares do Nordeste. O consórcio de governadores da região destacou que as declarações de Zema intensificam a polarização e tensionamento entre as regiões. Eles reiteraram o compromisso com um "Brasil que cresce unido" e enfatizaram a necessidade de superar desigualdades históricas por meio da cooperação regional.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), enfatizou que a divisão entre regiões apenas exacerba os conflitos em um momento em que a unidade é fundamental. Ela ressaltou que o Nordeste é parte da solução do país e merece atenção nas discussões federativas para corrigir décadas de negligência e indiferença em relação ao desenvolvimento da região.

A tensão entre os estados e as disputas por recursos evidenciam as complexas dinâmicas regionais e as lutas políticas em torno das reformas e políticas públicas que impactam todo o país. Enquanto o governo busca um equilíbrio entre as demandas das diferentes regiões, a necessidade de cooperação e coesão nacional se torna mais evidente em um momento crucial para o Brasil.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES