Governador de Minas defende bloco Sul-Sudeste para embate contra o Nordeste

Para o liberalista, a reforma tributária é um exemplo de como as regiões Sul e Sudeste ficam em desvantagem

Reforma tributária em discussão | Divulgação/Novo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu uma ação conjunta dos estados do sul e sudeste do Brasil para enfrentar as perdas econômicas que estão ocorrendo em resposta às regiões Norte e Nordeste.

O grupo, denominado Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) e liderado pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem como objetivo atuar de forma unida no Congresso Nacional para conter os prejuízos enfrentados pelas unidades federativas.

Leia Mais

Zema, que é opositor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apoiador da privatização de estatais, enfatizou que regiões com economia e população menores têm se unido para aprovar projetos em Brasília, enquanto o Sul e o Sudeste, representando 56% dos brasileiros, têm agido de forma individual e perdendo força política. Para o liberalista, a reforma tributária é um exemplo de como essas regiões ficam em desvantagem administrativa.

O foco do consórcio será justamente a reforma tributária, que já foi homologada pela Câmara dos Deputados e aguarda análise no Senado. O governador mineiro argumenta que é necessário equilíbrio no tratamento das regiões, pois há um fundo voltado para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte, enquanto o Sul e o Sudeste também enfrentam questões sociais e precisam de ações semelhantes.

Zema destaca que a pobreza no Brasil teve um crescimento recorde em 2021, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), principalmente nas regiões norte e nordeste, onde mais de 40% da população está nessa situação.

Ele afirmou que aguarda o Cossud unir esforços no Congresso para garantir maior representatividade e contribuir para a defesa dos interesses dos estados do Sul e sudeste, visando um tratamento mais equilibrado e justo no cenário político nacional.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES