Empregadores poderão ganhar Central de Antecedentes Criminais; entenda!

A proposta prevê que as informações serão centralizadas e atualizadas regularmente por meio da integração entre os sistemas de Justiça e órgãos de segurança pública.

Coronel Fernanda é a autora da proposta | Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 343/24 propõe a criação da Central Unificada de Consulta Pública de Antecedentes Criminais (CUCC), sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Se aprovado, o empregador poderá solicitar gratuitamente à central a certidão de antecedentes criminais do candidato durante processos de contratação de pessoal, desde que justificado de acordo com as exigências do cargo. A CUCC terá até dez dias corridos para analisar cada pedido, com acesso a informações sobre crimes graves, incluindo homicídio, estupro e violência doméstica, entre outros.

A proposta prevê que as informações serão centralizadas e atualizadas regularmente por meio da integração entre os sistemas de Justiça e órgãos de segurança pública. A CUCC também deverá assegurar a segurança e a confidencialidade dos dados, adotando medidas tecnológicas e administrativas para prevenir acessos não autorizados. Além disso, proíbe-se a utilização das informações para discriminação ou preconceito.

Leia Mais

A deputada Coronel Fernanda (PL-MT), autora do projeto, argumenta que os empregadores têm o interesse legítimo em conhecer o histórico criminal dos potenciais funcionários, especialmente em cargos que envolvam responsabilidades sensíveis. A proposta seguirá para análise das comissões de Trabalho, Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES