Enem 2023: Ministro diz que PF fez diligências para investigar divulgação de imagem da prova

De acordo com a investigação, a publicação foi feita por uma pessoa que estava no estado de Pernambuco

Página da prova vazada nas redes sociais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite deste domingo (5) o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que a Polícia Federal (PF) realizou duas diligências, em Pernambuco e no Distrito Federal, para verificar a divulgação da imagem de uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas redes sociais. 

De acordo com a investigação, a publicação foi feita por uma pessoa que estava no estado de Pernambuco. Logo após o compartilhamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acionou a Polícia Federal. 

"Fizeram duas diligências, uma em Pernambuco, onde um proprietário de um conteúdo digital divulgou a imagem. Portanto, já houve essa diligência. Outra diligência aqui também no Distrito Federal. Eu conversei com o ministro Flávio Dino [da Justiça], com o superintendente da Polícia Federal. A polícia está engajada para identificar, fazer toda a investigação e poderá fazer outras diligências nas próximas horas para a gente identificar a divulgação dessas fotos após o início da aplicação das provas", disse Santana.

Leia Mais

A declaração do ministro foi dada em uma coletiva do Inep em que o órgão e o Ministério da Educação fizeram um balanço do primeiro dia de aplicação do Enem.

Segundo a assessoria de comunicação do Inep, sempre que o instituto toma conhecimento de possíveis vazamentos ou outras violações das provas, a PF é acionada para investigar as suspeitas.

Em nota, a Polícia Federal informou que já iniciou as investigações.

O ministro fez sua declaração durante uma coletiva de imprensa realizada pelo Inep, onde o órgão e o Ministério da Educação analisaram o desempenho do primeiro dia de aplicação do Enem. De acordo com a assessoria de comunicação do Inep, sempre que há indícios de vazamentos ou outras violações das provas, o instituto aciona a Polícia Federal para investigar as suspeitas. Em um comunicado oficial, a Polícia Federal afirmou que já deu início às investigações.

 "A PF também acompanha os trabalhos de apuração interna do INEP para obter mais informações sobre o caso e contribuir com os esclarecimentos devidos", diz texto.

A imagem que está circulando na internet mostra a página da redação do Enem 2023, que teve como tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", juntamente com os textos de apoio. Nas postagens, não é possível determinar o horário em que a foto foi capturada e divulgada.

Página da prova compartilhada nas redes (Foto: Reprodução)

O ministro e o presidente do Inep, Manuel Palácios, afirmaram que a foto começou a circular somente após o início das provas, às 13h30, momento em que todos os portões dos locais de aplicação do exame já estavam fechados. Camilo explicou que o Inep já havia oficialmente divulgado o tema da prova quando o vazamento ocorreu. Portanto, a imagem foi divulgada durante o período de aplicação do exame. Conforme as regras do Enem, os participantes não têm permissão para utilizar smartphones ou qualquer outro dispositivo eletrônico durante o exame.

Segundo o instituto, 4.293 pessoas foram eliminadas por violarem pelo menos uma das seguintes regras: portar dispositivos eletrônicos, sair antes do horário permitido (15h30), utilizar materiais impressos ou desrespeitar as instruções dos fiscais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES