VÍDEO! Lula propõe mudança radical no Enem para deixá-lo mais acessível

“A gente vai caminhar para que as pessoas não precisem nem sequer pagar a taxa do Enem”, garantiu o presidente

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma visita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, órgão responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e dos ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Camilo Santana (Educação), Lula percorreu a sala de situação do Inep, que monitora a execução do exame.

Em entrevista após a visita, o presidente reforçou a importância dos investimentos em educação, destacando a necessidade de tornar o Enem mais atrativo para os jovens. Ele sugeriu a isenção da taxa de inscrição como uma maneira de incentivar a participação.

"Eu digo sempre que investir em educação não é gasto, é investimento. Acho que a gente vai caminhar para que as pessoas não precisem nem sequer pagar a taxa do Enem. A gente vai ter que fazer uma combinação para que a gente torne mais atrativa a esses jovens se inscreverem para fazerem o seu Enem e poderem entrar na universidade", afirmou Lula.

Atualmente, parte dos candidatos já pode solicitar a participação gratuita no Enem, atendendo a critérios como estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública, ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ser membro de família de baixa renda.

Lula foi questionado sobre uma possível mudança na meta fiscal de 2024, mas preferiu não responder, ressaltando que o foco no momento é o Enem. "Meta fiscal você me pergunta segunda-feira. Hoje é dia de Enem", argumentou.

Chuvas em São Paulo e tranquilidade no Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, assegurou que todos os problemas causados pelas chuvas em São Paulo foram resolvidos. Lula complementou, reafirmando que as chuvas não afetarão a aplicação do Enem.

"Essa tranquilidade do anúncio do ministro Camilo é muito importante porque ontem estávamos um pouco preocupados com a informação de que cerca de 400 escolas não poderiam ter o Enem devido à chuva e à falta de energia. Eu conversei com o ministro das Minas e Energias, que falou com o companheiro Camilo, que dialogou com a agência nacional. Eles se comprometeram de que hoje todas as escolas estariam prontas para realizar o Enem ou, se não estivessem prontas, teriam geradores", afirmou o presidente.

Lula também assegurou que candidatos prejudicados devido às chuvas serão beneficiados em outra prova. "Pode ser que em alguma cidade, por conta da chuva, quem sabe no Paraná ou em Santa Catarina, haja algum problema, mas se tiver problema, esses jovens serão beneficiados na outra prova do Enem", concluiu.

Neste domingo, os candidatos realizaram as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Na próxima semana, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. Quase 4 milhões de candidatos estão inscritos para o Enem.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES