Entenda a reviravolta de parlamentares que apoiavam o STF e agora evitam a Corte

Essa mudança de perspectiva é impulsionada pelo incômodo com a possibilidade de ampliação do foro privilegiado

PEC do Foro Privilegiado | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que restringe o foro privilegiado, paralisada desde 2018 na Câmara, ganhou destaque novamente no Congresso, revelando um movimento oposto ao que a havia engavetado no passado. Parlamentares que antes preferiam ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) agora defendem instâncias inferiores, como uma maneira de garantir uma defesa mais eficaz em meio a investigações.

Críticas à atuação de membros da Corte, especialmente do ministro Alexandre de Moraes, reforçam a visão de que o julgamento em instâncias inferiores poderia oferecer mais margem para a defesa dos investigados. Essa mudança de perspectiva é impulsionada pelo incômodo com a possibilidade de ampliação do foro privilegiado, que poderia impactar investigações envolvendo figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A PEC em discussão restringe o foro privilegiado apenas para presidentes dos Poderes, o que potencialmente afetaria um grande número de autoridades. No entanto, há resistências significativas na Câmara, especialmente entre parlamentares do Centrão, que temem que a mudança os deixe à mercê de decisões influenciadas pela política local.

Especialistas sugerem uma abordagem mista para o foro privilegiado, permitindo que a instrução processual ocorra na primeira instância, mas mantendo as decisões que podem afetar o mandato dos parlamentares nos tribunais competentes. Essa proposta visa garantir celeridade no processo sem comprometer a defesa dos investigados.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES