Barroso pede vista e adia decisão sobre foro privilegiado no STF

O argumento de Gilmar Mendes é que, para crimes funcionais, o foro deve persistir mesmo após o término das funções

Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes | Montagem/Meio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (29), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), lançou uma proposta que, na prática, ampliaria o alcance do foro privilegiado para autoridades. Em uma sessão do plenário virtual, Mendes propôs que, nos casos de crimes funcionais, o foro privilegiado seja mantido mesmo após o término do mandato ou função pública, como renúncia ou não reeleição. Além de Mendes, o ministro Cristiano Zanin também endossou essa tese. O presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, pediu vista do processo, solicitando mais tempo para análise.

O argumento de Gilmar Mendes é que, para crimes funcionais, o foro deve persistir mesmo após o término das funções, garantindo uma jurisdição estável e prevenindo manipulações e manobras. Isso seria válido mesmo se os crimes tivessem sido praticados antes ou não tivessem relação direta com o exercício do cargo. Mendes é relator de um pedido de habeas corpus do senador Zequinha Marinho (PL-PA), que busca transferir a competência de uma denúncia contra ele para o STF.

A proposta de Mendes enfrenta críticas e preocupações, especialmente sobre o possível esvaziamento da restrição do foro privilegiado, estabelecida em 2018 pelo próprio STF. Naquele ano, decidiu-se que apenas crimes praticados durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo seriam julgados pela Corte. Gilmar argumenta que a interpretação atual limita indevidamente o alcance do foro privilegiado, trazendo instabilidade ao sistema de justiça.

A discussão em torno da proposta de Gilmar Mendes ressalta a complexidade e sensibilidade do tema do foro privilegiado no Brasil. O voto dos ministros no plenário virtual segue até o dia 8 de abril, e o caso de Zequinha Marinho, citado por Mendes, evidencia os desafios do sistema atual. Com o debate em curso, resta aguardar os desdobramentos e as decisões futuras da Suprema Corte.

Para mais informações, acesse meio.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES