Envelhecimento rápido da população torna urgente nova reforma da Previdência

Embora o Censo de 2022 alerta sobre o disparo do envelhecimento, a ONU sugere que a população em idade de contribuir permanecerá praticamente inalterada até 2050

Nova reforma da Previdência | Reprodução/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dados recentes do Censo de 2022, divulgados pelo IBGE, revelam um envelhecimento mais rápido do que o esperado na população brasileira, destacando a urgência de discutir uma nova reforma da Previdência. Segundo o economista Rogério Nagamine Costanzi, especialista em políticas públicas do governo federal, o ritmo de potenciais beneficiários, com 60 anos ou mais, cresceu a uma taxa de 3,8% ao ano entre 2010 e 2022, mais de quatro vezes a registrada pela parcela de potenciais contribuintes, com idades entre 20 e 64 anos (0,9% ao ano).

Costanzi alerta que essa disparidade tende a piorar, conforme as projeções demográficas futuras. Embora o IBGE divulgue novas estimativas apenas em 2024, a ONU sugere que a população em idade de contribuir permanecerá praticamente inalterada até 2050, enquanto a parcela de idosos dobrará.

A taxa de crescimento anual entre 2010 e 2022 para brasileiros de 15 a 59 anos, que representam 94,6% dos contribuintes, foi de apenas 0,4%. Esse grupo também teve sua participação na população total reduzida de 65,1% para 64,4%. Costanzi argumenta que isso fortalece a conclusão de que o bônus demográfico está chegando ao fim.

O especialista projeta que a proporção de contribuintes por aposentado, atualmente ligeiramente abaixo de 2 para 1, poderá diminuir de 1 para 1 em 2050. Essa dinâmica, segundo ele, exigirá uma maior contribuição para manter os benefícios previdenciários ou resultará em uma menor taxa de reposição.

Já desafiador, o cenário pode se agravar ainda mais. Costanzi aponta que, além do envelhecimento acelerado, a pandemia pode ter afetado a taxa de fecundidade de maneira mais significativa do que o esperado, intensificando os desafios previdenciários.

O economista ressalta que a discussão sobre uma nova reforma da Previdência já é um tema para o próximo governo. Ele destaca problemas atuais, como a inclusão do Microempreendedor Individual (MEI) no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), pelo qual trabalhadores MEI representam 10% dos contribuintes, mas apenas 1% da arrecadação, devido às contribuições mais baixas.

Outro ponto a ser abordado é a aposentadoria rural, que já apresenta um déficit anual superior a R$ 150 bilhõesCostanzi sugere que a reforma deveria retomar pontos que foram perdidos durante a tramitação no Congresso em 2019, como a inclusão de servidores estaduais e municipais nas regras gerais e medidas de ajuste automático à evolução demográfica.

Ele destaca a necessidade de debater essas questões considerando não apenas o envelhecimento mais rápido, mas também fatores como a mudança nas regras de aposentadoria especial e outros elementos que afetam o equilíbrio do sistema previdenciário.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES