Aposentado e pensionista fiquem atentos! conheçam as novas regras do INSS

Agora, todos os benefícios de longa duração, incluindo aposentadoria, pensão por morte e benefícios por incapacidade, exigem o recadastramento anual

Novas regras | @jeanedeoliveirafotografia/noticiadamanha.com.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rotina anual da prova de vida para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por uma reviravolta desde janeiro de 2023. Agora, a responsabilidade de comprovar a vitalidade do segurado recai sobre o governo, representando uma inversão no processo tradicional.

Todos os benefícios de longa duração, incluindo aposentadoria, pensão por morte e benefícios por incapacidade, exigem o recadastramento anual. Anteriormente, os beneficiários precisavam comparecer ao banco onde recebiam os pagamentos para realizar a prova de vida. Essa verificação podia ser feita presencialmente ou através de caixas eletrônicos, muitos dos quais ofereciam a opção de biometria.

Outra opção para alguns beneficiários era a prova de vida por meio do aplicativo Meu INSS, utilizando o reconhecimento facial.

As mudanças, estabelecidas pela portaria 1.408 de 2 de fevereiro de 2022, transferiram a responsabilidade da verificação para o INSS. Agora, em vez de obrigar os aposentados a realizar a atualização por meio da rede bancária, o instituto realiza um cruzamento de dados com outros órgãos públicos para confirmar a vitalidade do segurado.

Diversos procedimentos, como a contratação de empréstimos consignados com uso de biometria, comparecimento às eleições, vacinação, renovação de documentos oficiais, e a declaração do Imposto de Renda, são utilizados como prova de vida pelo INSS.

Análise do recadastramento

O instituto analisa se há um conjunto mínimo de informações suficientes para o recadastramento. Desde 2023, o INSS utiliza o cruzamento de dados dos atos realizados pelo beneficiário nos dez meses seguintes ao seu aniversário para confirmar a vitalidade. São levadas em consideração diversas informações, incluindo acesso ao aplicativo Meu INSS e contratação de empréstimos consignados por reconhecimento biométrico.

O beneficiário pode conferir se precisa realizar a prova de vida acessando o site ou aplicativo Meu INSS ou ligando para a Central 135. Se o INSS não conseguir a comprovação após dez meses do aniversário, o segurado recebe uma notificação para realizar os procedimentos válidos como prova de vida em até 60 dias.

É possível realizar a prova de vida pela internet por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para download nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). A opção está disponível para quem possui cadastro no portal gov.br.

Apesar de ainda ser possível realizar a prova de vida presencialmente no banco, essa não é mais uma obrigatoriedade, uma vez que cabe ao INSS comprovar a vitalidade do segurado. Em casos excepcionais, um procurador cadastrado no INSS pode realizar o procedimento em nome do segurado.

Essas mudanças visam simplificar o processo e oferecer opções mais acessíveis para os beneficiários, refletindo uma adaptação às necessidades atuais.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES