Família Bolsonaro se opõe a líder do PL e considera CPI do 8/1 um 'acerto'

A simpatia dos parlamentares confronta o líder do PL que critica o apoio do partido à investigação

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no âmbito da CPI do 8 de Janeiro, membros de sua família consideram a comissão como um "acerto". No entanto, essa visão não é compartilhada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que critica o apoio do partido à investigação.

A perspectiva positiva dos integrantes do círculo Bolsonaro se baseia na crença de que a CPI teve um papel relevante ao pressionar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para a libertação de alguns detidos nos eventos golpistas. Além disso, a família do ex-presidente insinua que a comissão trouxe à tona supostas omissões de indivíduos ligados ao governo federal na contenção dos ataques.

Leia Mais

Essa avaliação contrasta com a visão de Costa Neto, que tentou dissuadir os apoiadores bolsonaristas de respaldarem a CPI. Em sua análise, criar uma CPI sem maioria, relator e presidência foi um erro.

O cenário revela divergências significativas nas percepções políticas em relação à CPI do 8 de Janeiro no Brasil.

Relatório final da CPI dos Atos Golpistas

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPI dos Atos Golpistas do 8 de janeiro, apresentou seu relatório final pedindo o indiciamento de 60 pessoas, entre civis e militares. O ex-presidente e membros de seu círculo apoiador estão entre os listados. O documento, protocolado no sistema do Senado, foi lido na manhã da terça-feira (17) e aprovado na quarta-feira (18).

O relatório propõe indiciamentos por 26 delitos diferentes, destacando crimes relacionados à tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e depor governo legítimo. Ambos foram atribuídos a 46 pessoas no total.

Entre os indiciados estão Jair Bolsonaro, Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno, Luiz Eduardo Ramos, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier Santos, Marco Antônio Freire Gomes e outros. O parecer sugere que o Exército foi omisso diante de movimentos golpistas, levando aos ataques de 8 de janeiro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES