General Heleno sabia? PF encontra provas que ligam ex-ministro à 'Abin paralela'

A PF emitiu uma intimação para o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, depor na próxima terça-feira (6)

Jair Bolsonaro e Augusto Heleno | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) emitiu uma intimação para o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, depor na próxima terça-feira (6) em relação às investigações sobre o funcionamento de uma suposta "Abin paralela". A convocação tem como base dados que apontam que o militar teria recebido informações sobre alvos monitorados ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante seu período como ministro do governo Bolsonaro.

O enfoque da PF no depoimento de Heleno busca esclarecer o grau de conhecimento que ele tinha acerca das atividades ilegais praticadas na Abin e identificar os destinatários dos relatórios produzidos pela agência de inteligência.

Durante o tempo em que os fatos investigados ocorreram, a Abin estava sob a gestão do Gabinete de Segurança Institucional, pasta comandada por Augusto Heleno. O ex-ministro, quando procurado pela imprensa, não atendeu nem retornou os contatos até o momento.

Na segunda-feira (1º), em declarações à jornalista Andrea Sadi, Heleno afirmou que não teve participação nos monitoramentos ilegais e questionou o motivo pelo qual a PF o convocaria para depor. Tais declarações foram feitas um dia antes de sua intimação.

A investigação da PF visa esclarecer o papel de altos funcionários do governo Bolsonaro na alegada "Abin paralela". O caso lança luz sobre possíveis irregularidades no monitoramento de indivíduos pela agência de inteligência, levantando preocupações sobre o respeito às leis e à privacidade durante o período em questão.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES