GENIAL/QUAEST: Pesquisa mostra divisão sobre condenação de Bolsonaro

O julgamento que se iniciou hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode levar o ex-presidente da República à inelegibilidade.

Bolsonaro enfrenta julgamento no TSE | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 22 de junho, pela Genial/Quaest, mostra que os brasileiros estão divididos quanto ao julgamento que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) começa a enfrentar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por conta de uma reunião com embaixadores no ano passado em que teria colocado em dúvida a segurança das urnas eletrônicas.

Foi realizado um levantamento com 2.029 indivíduos com 16 anos ou mais, entre os dias 15 e 18 de junho, em 120 cidades. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Cerca de metade dos entrevistados (47%) concordou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria condenar Bolsonaro por suas declarações sobre fraude nas urnas. Outros 43% responderam negativamente

Leia Mais

Esses números indicam um empate técnico, pois estão dentro da margem de erro. Os restantes 10% não souberam ou não quiseram responder. Felipe Nunes, diretor da Quaest, afirma que "o julgamento do TSE reflete a divisão que marcou as eleições de 2022, porém com uma leve vantagem para a condenação de Bolsonaro". O tribunal iniciará o julgamento da ação nesta quinta-feira (22/6), analisando se a reunião realizada por ele com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado, constitui abuso de poder político. Na ocasião, o então presidente fez acusações contra o sistema eleitoral sem apresentar provas.

Entre aqueles que votaram em Lula (PT) no segundo turno, 80% acreditam que Bolsonaro deve ser considerado culpado pelo TSE. Nesse grupo, 12% discordam e 8% não souberam ou não quiseram responder.

Os números são praticamente inversos entre aqueles que escolheram Bolsonaro no segundo turno. A maioria deles (82%) é contra a condenação do ex-presidente pelo TSE, enquanto 13% são a favor e 6% não expressaram sua opinião.

No caso dos que votaram em branco, nulo ou se abstiveram no segundo turno, 47% são favoráveis à condenação, 33% são contrários e 20% não responderam.

Bolsonaro comentou sobre o julgamento no TSE, afirmando que é uma "tempestade em copo d'água". Dos 2.029 participantes da pesquisa, 39% declararam ter votado em Lula, 37% em Bolsonaro, 20% afirmaram ter votado em branco, nulo ou se abstido, e 4% não responderam.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES