Governo desloca seis aviões para resgatar brasileiros vulneráveis à guerra em Israel

A FAB anunciou o início de uma operação de repatriação de brasileiros na área de conflito no Oriente Médio

Marcelo Damasceno e José Múcio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã deste domingo (08), a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou o início de uma operação de repatriação de brasileiros na área de conflito entre Israel e Palestina. Um avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros, será enviado ainda neste domingo de Natal (RN) para a Itália, onde aguardará orientações para buscar brasileiros no Oriente Médio e trazê-los de volta ao Brasil.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, afirmou que a primeira decolagem dependerá da montagem da lista de passageiros que desejam retornar ao Brasil, e a expectativa é que ocorra na segunda ou terça-feira. A coordenação da operação é feita em conjunto com as embaixadas do Brasil na região.

Leia Mais

Damasceno explicou que há uma expectativa de normalização das operações no Aeroporto Ben-Gurion, o principal em Israel, o que possibilitaria que brasileiros deixassem o país em voos comerciais, sem a necessidade de ajuda do governo. Contudo, o governo avalia outros aeroportos para repatriar brasileiros que não estão em Israel ou podem correr risco ao tentar chegar à capital israelense.

A lista de passageiros deve ser fechada na manhã da segunda-feira (09), e os voos podem decolar na segunda-feira, preferencialmente no turno da tarde, para facilitar o transporte terrestre de todas as localidades até os aeroportos, considerando as dificuldades de deslocamento em meio à crise.

O governo informou que está preparando seis aeronaves para a missão, incluindo dois aviões KC-30, dois KC-390 e dois VC-2 cedidos pela Presidência da República, além de médicos e psicólogos para dar assistência aos brasileiros removidos.

No sábado, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou três contatos para brasileiros em situação de emergência, todos com o aplicativo WhatsApp instalado. O governo brasileiro mantém contato com cerca de 90 brasileiros na Faixa de Gaza ou nas cidades de Israel na zona de conflito. Até a noite de sábado, o Itamaraty tinha identificado um brasileiro ferido e dois desaparecidos após o ataque terrorista do grupo extremista Hamas. O Brasil chamou uma reunião de coordenação para discutir a escalada do conflito. O presidente Lula afirmou que o Brasil "não poupará esforços" para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES