Governo Lula vai revisar e apresentar novos critérios de programas sociais

O grupo de trabalho se reunirá quinzenalmente, podendo ocorrer presencialmente ou por videoconferência.

Wellington Dias é o ministro do Desenvolvimento Social | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), assinou nesta quarta-feira, 10 de maio, uma portaria em que institui Grupo de Trabalho  (GT) para promover estudos e aprimoramentos das regras que definem as famílias elegíveis para o recebimento de programas sociais do Governo Lula. 

A medida tem como objetivo propor novos critérios para o devido direcionamento dos benefícios sociais e sugerir mecanismos de aperfeiçoamento dos processos e da sistemática de acompanhamento, fiscalização e controle do público que está sendo atendido pelos programas sociais da pasta

Leia Mais

O GT será presidido pela Secretaria-Executiva e coordenado tecnicamente pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, e contará com representantes das Secretarias Nacionais de Assistência Social, Cuidados e Família, Renda de Cidadania, além da Ouvidora-Geral. O grupo de trabalho se reunirá quinzenalmente, podendo ocorrer presencialmente ou por videoconferência, e tem maioria simples para quórum de reunião e de aprovação.

Irregularidades no pagamento

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, declarou que as contas do Programa Bolsa Família continuarão bloqueadas até dezembro deste ano. O objetivo do governo é resolver todas as irregularidades até esse prazo. 

“Infelizmente a quantidade [de fraudes] foi muito maior do que a gente pode alcançar até agora. Se a gente olhar de maio de 2022 até o começo de outubro, vamos encontrar cerca de 5,5 milhões de [cadastros] unipessoais. Então alguma coisa estranha ali estava acontecendo“, disse Dias no evento “Educação Já”, realizado pela ONG Todos pela Educação.

“Até o mês de julho, a gente já deve ter avançado bem. Mas eu acho que vamos ter bom cadastro, no padrão que o Brasil já teve, por volta de dezembro“, completou. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES