Governo manda retirar 10 marcas de azeites do mercado por suspeita de falsificação

A fraude mais comum na fabricação de azeite de oliva é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais

Carlos Fávaro - ministro da Agricultura | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Agricultura e Pecuária ordenou o recolhimento de dez marcas de azeites de oliva extravirgem de circulação, após descobrir um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de produtos falsificados. A medida, respaldada pelo Decreto nº 11.130, é parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani. As marcas afetadas incluem Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.

Após o recolhimento, os fornecedores devem informar o Ministério da Agricultura pelo canal Fala.BR para a devida fiscalização e destinação dos produtos. Consumidores que adquiriram esses produtos falsificados devem cessar o consumo e buscar a substituição. O Ministério solicita que seja informado o estabelecimento e endereço de compra dos produtos pelo mesmo canal.

A Operação Getsêmani, realizada em março, resultou no fechamento cautelar de uma indústria e na apreensão de 104.363 litros de azeite de oliva fraudados, além de rótulos e embalagens. Foram encontradas condições higiênico-sanitárias inadequadas, representando riscos à saúde pública. A imprensa procurou as empresas afetadas para comentar a determinação do governo, mas não obteve resposta.

A fraude mais comum na fabricação de azeite de oliva é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais, além da venda de azeite refinado como extravirgem. Consumidores devem estar atentos a essas práticas ao adquirir produtos desse tipo.

Para mais informação, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES