Haddad confirma que isenção para sites chineses continua em até U$ 50

O governo pretende utilizar práticas internacionais para impedir fraude e a concorrência desleal.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta terça-feira (18) que o governo não vai mais acabar com a regra que isenta transações internacionais avaliadas em até US$ 50 e feitas entre pessoas físicas. Anteriormente, a possibilidade de taxar esse tipo de serviço havia sido ventilada pelo Ministério da Fazenda e pela Receita Federal.

Em entrevista à imprensa, Haddad pontuou que a isenção é apenas para pessoas físicas, e que o governo vai buscar alternativas para impedir empresas de usarem mecanismos para driblar o Fisco que é a autoridade fazendária do país que controla os pagamentos de impostos em todas as esferas tributárias.

Leia Mais

Governo não vai mais acabar com a regra que isenta transações internacionais - Foto: Waldelúcio BarbosaAinda segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu o recuo, após diversas críticas populares à medida. O petista determinou à equipe econômica que busque resolver a questão administrativamente, com reforço na fiscalização. O governo pretende utilizar práticas internacionais para impedir a fraude e a concorrência desleal.

"O presidente nos pediu ontem pra tentar resolver isso do ponto de vista administrativo. Ou seja, coibir o contrabando. Nós sabemos aí que tem uma empresa que pratica essa concorrência desleal, prejudicando todas as demais empresas, tanto do comércio eletrônico quanto das lojas que estão abertas aí, sofrendo a concorrência desleal dessa empresa", disse o ministro da Fazenda.

O ministro informou também que o presidente pediu para "usar o poder de fiscalização da Receita Federal sem a necessidade de mudar a regra atual, porque estava gerando confusão de que isso poderia prejudicar as pessoas que, de boa-fé, recebem encomendas do exterior até esse patamar, que é uma regra antiga".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES