Inelegível, Bolsonaro ataca o TSE e Lula antes de novo julgamento

Em junho passado, Bolsonaro foi considerado inelegível por 8 anos pelo TSE devido a mentiras e ataques ao sistema eleitoral durante seu mandato em encontro com diplomatas.

Bolsonaro deu as declarações em passagem por Belo Horizonte | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (6/10), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez declarações críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Belo Horizonte. Bolsonaro afirmou que o TSE conduz julgamentos políticos com viés de esquerda.

Na próxima semana, Bolsonaro será julgado pelo TSE para determinar se agiu de forma legal ao se apresentar como candidato à reeleição durante as transmissões ao vivo realizadas na residência oficial da Presidência da República, o Alvorada. Ele também será avaliado quanto ao uso indevido do Alvorada em outras atividades de campanha.

Leia Mais

"Querem me processar por fazer live no Alvorada. Foi minha casa quando eu era presidente. O atual mandatário faz live lá. Com uma diferença enorme, né? Ele fala para os passarinhos. Eu falo para multidões", declarou Bolsonaro, referindo-se ao atual presidente, Lula (PT).

"Não sei o que vai acontecer. O TSE é um julgamento muito político, de esquerda, que tem acontecido lá. Isso é prejudicial para a democracia", acrescentou, criticando o tribunal comandado pelo ministro Alexandre de Moraes, visto como um dos principais críticos de Bolsonaro no Judiciário.

Em junho passado, Bolsonaro foi considerado inelegível por 8 anos pelo TSE devido a mentiras e ataques ao sistema eleitoral durante seu mandato. Com 68 anos de idade, o ex-presidente só poderá se candidatar novamente em 2030, quando tiver 75 anos, ficando afastado de três eleições até lá, incluindo a nacional de 2026.

Durante sua visita a Belo Horizonte na sexta-feira, o ex-presidente destacou que Lula continua culpando-o por tudo o que vai mal no país.

Bolsonaro chegou à capital mineira pela manhã e anunciou que retomará suas atividades políticas no Brasil. No aeroporto, foi recebido por motoristas de aplicativos locais.

Ele passou o fim de semana em Belo Horizonte, participando de um almoço com correligionários e de um culto em uma igreja na zona oeste, na companhia do deputado federal Nikolas Ferreira. No sábado (7), pela manhã, teve um encontro com o governador Romeu Zema (Novo). Sua esposa, Michelle Bolsonaro, participou de uma reunião do PL Mulher. No domingo (8), ambos estiveram presentes em uma passeata contra o aborto na região centro-sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES