Itamaraty define critérios para segunda lista de repatriação de brasileiros

Consultas estão sendo realizadas com o Egito e Israel para determinar se as regras serão semelhantes às adotadas na retirada anterior.

Lula recepcionou brasileiros que chegaram da Faixa de Gaza, na segunda-feira (13) | Cristiano Mariz/Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério das Relações Exteriores está concentrando seus esforços na definição dos critérios para a saída do segundo grupo de brasileiros na Faixa de Gaza, após o início das negociações. Consultas estão sendo realizadas com o Egito e Israel para determinar se as regras serão semelhantes às adotadas na retirada anterior de 32 brasileiros, que chegaram a Brasília na noite da última segunda-feira (13).  

Segundo a jornalista Camila Bomfim, da Globonews, a prioridade é entender se as condições serão as mesmas ou se haverá restrições, como a possibilidade de dar preferência a brasileiros e deixar parentes para um momento posterior. O novo grupo deve ser composto por aproximadamente 50 pessoas, pode ter seu número ajustado de acordo com a busca por apoio diplomático brasileiro na região e os critérios que serão estabelecidos para a saída.

Esses pontos são cruciais nas negociações, que foram iniciadas em uma reunião do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com a área consular e auxiliares. A necessidade de estabelecer critérios específicos surge devido ao aumento da tensão entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

A operação militar de Israel no Hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, tornou mais difícil a saída de estrangeiros da região. "A verdade é que não haverá solução rápida para esse segundo grupo do Brasil", declarou um diplomata envolvido nas negociações. 

Na noite de segunda-feira (13), um grupo de 32 brasileiros e familiares que se encontravam na Faixa de Gaza chegaram ao Brasil e foram recepcionados pelo presidente Lula. Na ocasião, o Itamaraty informou que "continua a oferecer assistência aos brasileiros localizados na região e prestará todo apoio possível a cidadãos que manifestem eventual interesse em regressar ao Brasil".

O voo de segunda-feira foi um dos 10 voos da Força Aérea Brasileira oriundos de Israel (8), Cisjordânia (1) e Gaza (1), na Operação Voltando em Paz, que foi concluída com a repatriação de 1477 brasileiros e familiares que estavam na região de conflito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES