Javier Milei é empossado presidente na Argentina; cerimônia ocorre neste domingo (10)

O ponto culminante das cerimônias será o discurso aberto ao público, proferido nas escadas do Congresso, imediatamente após a formalização da posse

Presidente eleito na Argentina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Será empossado presidente da Argentina durante a manhã deste domingo (10), o libertário Javier Milei. O momento deve ser oficializado durante uma cerimônia no Congresso Argentino. A agenda se inicia com a chegada do ainda presidente eleito ao Legislativo nacional, a partir das 11h.

Após formalizar a posse, as comemorações serão estendidas até a noite de gala no Teatro Colón. O recém-empossado presidente ainda se dirigirá aos congressistas e se encontrará com chefes de Estado, representantes e aliados estrangeiros na Casa Rosada, incluindo Jair Bolsonaro. O ponto culminante das cerimônias será o discurso aberto ao público, proferido nas escadas do Congresso, imediatamente após a formalização da posse.

Após a festividade, que marca o 40º aniversário da redemocratização argentina (um ponto explorado pela campanha anti-Milei durante as eleições), começará o expediente diário na Casa Rosada. Milei enfrentará o maior desafio da Argentina hoje, a razão pela qual os libertários venceram as eleições presidenciais em 19 de novembro: a crise econômica.

Leia Mais

Um pacote de medidas econômicas, chamado pelos argentinos de "Ley Ómnibus" (Lei Ônibus), foi elaborado pela equipe de transição. Os três principais eixos dessas medidas incluem a simplificação geral da economia, a desregulamentação das leis trabalhistas e a privatização de estatais. Estima-se que o pacote seja apresentado ao Congresso na segunda-feira, 11, e sua aprovação exigirá o apoio de maioria simples em ambas as Casas.

Durante a transição, Milei anunciou suas nomeações para o Ministério da Economia e para o Banco Central: Luis Caputo e Santiago Bausili, respectivamente. Ambos são sócios na consultoria Anker Latam e já trabalharam juntos no governo de Mauricio Macri. O principal desafio de Milei será combater a inflação, reduzindo o déficit fiscal e normalizando a economia, que foi marcada por intervenções heterodoxas e restrições ao acesso a dólares oficiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES