Deputado faz apelo para Lula não romper relações com a extrema-direita argentina

Durante a campanha eleitoral, Javier Milei adotou uma postura crítica em relação a Lula, chegando a chamá-lo de “corrupto” e “comunista”

Javier Milei e Lula | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes de partir para a posse presidencial do ultraliberal Javier Milei na Argentina, o deputado bolsonarista Capitão Alberto Neto, do Partido Liberal (PL) do Amazonas, enviou um apelo ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitando a preservação das relações com o novo chefe do Executivo argentino.

Diferentemente de motivações ideológicas, as razões de Alberto Neto estão centradas em preocupações eleitoreiras, especialmente no que diz respeito à manutenção do volume de exportações da Zona Franca de Manaus para a Argentina.

O deputado bolsonarista instou o Itamaraty a adotar "ações diplomáticas preventivas para resguardar as relações comerciais entre a Zona Franca e a Argentina". Ele fundamentou seu apelo destacando a importância das relações bilaterais com o país vizinho, classificando-as como "importantíssimas para a incorporação do Brasil na região e no mundo". Além disso, argumentou que "a construção de uma relação política de confiança com a Argentina contribui para a constituição de um espaço regional de cooperação".

Durante a campanha eleitoral, Javier Milei adotou uma postura crítica em relação a Lula, chegando a chamá-lo de "corrupto" e "comunista". No entanto, após sua eleição, o presidente argentino eleito suavizou o tom e convidou Lula para sua posse, expressando o desejo de "construir laços". Apesar de Lula ter decidido não comparecer à cerimônia em Buenos Aires, optando por enviar o chanceler Mauro Vieira como representante, as negociações diplomáticas entre os dois países continuam em destaque, com as preocupações eleitoreiras do deputado bolsonarista adicionando uma nova dimensão ao cenário.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES