Juiz cassa chapa do PL em Teresina e Leonardo Eulálio pode perder o mandato

O juiz Dioclécio Sousa da Silva ainda determinou a retotalização dos votos. O processo se dá por suposta fraude na cota de gênero.

Justiça cassa chapa do PL em Teresina e Leonardo Eulálio deixará mandato | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em ação de impugnação de mandato eletivo impetrada pelo Diretório Estadual do Progressistas e pela ex-vereadora Graça Amorim, o juiz Dioclécio Sousa da Silva, da 1ª zona eleitoral, decidiu nesta terça-feira, 10 de maio, cassar a chapa proporcional do Partido Liberal que concorreu nas eleições de 2020, com isso, o vereador Leonardo Eulálio (PL) pode perder o mandato.

Na decisão, o magistrado reconhece a prática de abuso de poder, em face de suposta fraude na cota de gênero no pleito; assim, anulando todos os votos recebidos pelos candidatos do PL. Ademais, Dioclécio Sousa declara a inelegibilidade das investigadas na ação: Katia D'Angela Silva Morais, Sonia Raquel Alves Silva e Jacira Gonçalves Rodrigues.

Leia Mais

Vereador deve perder o mandato na Câmara (Foto: Reprodução Facebook)"Após cessado o efeito suspensivo de eventual recurso ou com o advento do trânsito em julgado, o que ocorrer primeiro, cumpra-se no cartório as normas do artigo 175, §§ 3º e 4º, do Código Eleitoral, e proceda-se à retotalização dos votos, com novo cálculo do quociente eleitoral, a fim de reajustar-se a distribuição das vagas na Comarca de Teresina/PI, considerando os votos válidos remanescentes, excluídos os que foram declarados nulos em razão da fraude à cota de gênero, certificando nos autos os candidatos aptos a assumirem as vagas dos promovidos então eleitos".

Com a retotalização, Graça Amorim conquistaria uma vaga na Câmara de Teresina.

Cabe recurso à decisão.

Aguarde mais informações



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES