Julgamento do quarto réu do 8 de janeiro será em plenário virtual

No formato virtual, os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico, dispensando a necessidade de deliberação presencial

Julgamento do quarto réu do 8 de janeiro será em plenário virtual | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) optou por conduzir o julgamento do quarto réu envolvido nos atos golpistas de 8 de janeiro por meio do plenário virtual da Corte. A análise desse caso específico está agendada para a sessão virtual que acontecerá entre 26 de setembro e 2 de outubro.

O réu em questão é Moacir José dos Santos, natural de Foz do Iguaçu (PR). Durante os eventos em questão, ele foi detido pela Polícia Militar no Palácio do Planalto. A Procuradoria-Geral da República (PGR) o acusa de cinco crimes, e ele está respondendo ao processo em liberdade.

No formato virtual, os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico, dispensando a necessidade de deliberação presencial. O julgamento é inaugurado com o voto do relator, seguido pelos votos dos demais ministros até o horário limite estabelecido pelo sistema. Antes do julgamento, os advogados têm a oportunidade de incluir vídeos com a gravação da sustentação oral.

A solicitação para realizar o julgamento no plenário virtual foi feita pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e foi aprovada pela presidente do Supremo, ministra Rosa Weber. A intenção por trás dessa mudança é agilizar os julgamentos dos réus, visto que ainda há aproximadamente 200 réus aguardando julgamento pela Corte.

Além disso, em mais de 1,1 mil processos, Moraes autorizou, no mês passado, a PGR a propor acordos de não persecução penal. Essa determinação se aplica aos acusados que estavam no acampamento localizado no quartel do Exército, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Contudo, aqueles envolvidos na depredação de prédios públicos não serão contemplados por esse benefício.

Na semana anterior, durante duas sessões presenciais, o STF condenou os três primeiros réus pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com o uso de substância inflamável. As penas variaram de 14 a 17 anos, acompanhadas de multa.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES