Após 3 condenações, conheça os próximos passos de julgamentos do 8/1 no STF

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, encerrou a sessão antes que o quarto réu, Moacir José dos Santos, tivesse seu caso analisado.

Quatro primeiros envolvidos em atos golpistas foram julgados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma longa sessão, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) encerraram na noite de quinta-feira, 14 de setembro, o segundo dia de julgamento dos quatro primeiros terroristas envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro. Três dos réus foram condenados, enquanto o último ainda aguarda julgamento.

Thiago de Assis Mathar, o segundo réu, foi declarado culpado e recebeu uma sentença de 14 anos de prisão, por decisão majoritária. Matheus Lima de Carvalho Lazaro, o terceiro a ser julgado, foi condenado a 17 anos de prisão por cinco crimes, recebendo a mesma pena de Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu.

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, encerrou a sessão de quarta-feira, 13 de setembro, antes que o quarto réu, Moacir José dos Santos, tivesse seu caso analisado. A data para a retomada dos julgamentos ainda não foi definida e depende da marcação feita por Weber.

A expectativa é que a ministra agende a continuação da sessão para concluir o primeiro bloco de julgamentos ainda neste mês, uma vez que sua aposentadoria está prevista até o final de setembro. A posse de Luís Roberto Barroso como presidente do STF está programada para 28 de outubro.

No entanto, devido à pauta do STF na próxima semana incluir o marco temporal das terras indígenas, não é certo que a conclusão dos primeiros julgamentos ocorra até lá. No entanto, é enfatizado que o voto nessas primeiras ações relacionadas aos eventos de 8 de janeiro é uma questão de honra para Rosa Weber.

Ministros realizam julgamento dos envolvidos em atos golpistas - Foto: Rosinei Coutinho/STF

Após a conclusão desta primeira etapa, ainda não está claro como o futuro presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, planeja pautar os próximos julgamentos dos réus envolvidos nos eventos de 8/1. Rosa Weber, por exemplo, agendou sessões presenciais para analisar as primeiras quatro ações desde o início da manhã. Não é possível prever se Barroso seguirá a mesma abordagem.

No total, o Plenário do STF deverá analisar 232 ações penais contra réus acusados dos crimes mais graves cometidos em 8 de janeiro.

Quanto ao julgamento do quarto réu, quando a sessão for retomada, a ação contra Moacir José dos Santos será abordada. A Procuradoria-Geral da República (PGR) fará a apresentação do caso, que envolve acusações de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com uso de substância inflamável, contra o patrimônio da União, causando consideráveis prejuízos e danificando patrimônio histórico.

Após a apresentação da PGR, a defesa terá a oportunidade de apresentar seus argumentos e provas sobre o réu, com ambas as partes tendo direito a até uma hora de tempo de fala.

Em seguida, o ministro-relator, Alexandre de Moraes, apresentará seu voto, seguido pelo ministro-revisor, Nunes Marques. Posteriormente, ocorrerá a votação, começando pelo ministro mais recente do STF, Cristiano Zanin, e avançando até o mais antigo na Corte, o decano Gilmar Mendes. O último voto será proferido pela presidente do Supremo, Rosa Weber.

Moacir, o único do primeiro grupo de réus a responder em liberdade até o momento, é acusado de depredação contra o Palácio do Planalto, onde salas e obras de arte foram danificadas. A defesa alega que ele entrou no edifício para se proteger de bombas de gás.

LEIA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES