Exclusivo Kim Kataguiri propõe proibição a punição e remoção de conteúdo de humor

O projeto de lei surge como resposta a decisões judiciais que têm atingido shows com conteúdo discriminatório.

Kim Kataguiri protocolou o projeto de lei | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira, 19 de maio, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), protocolou um projeto de lei que visa "assegurar a liberdade de expressão no âmbito do stand-up comedy e demais manifestações artísticas de cunho humorístico". O projeto dispõe sobre a não aplicação de restrições e a não responsabilização administrativa, civil e criminal das manifestações humorísticas.

De acordo com o projeto, o stand-up comedy e outras formas de manifestações artísticas de caráter humorístico não devem sofrer quaisquer tipos de restrições, incluindo a remoção de conteúdo total ou parcial em plataformas virtuais, sites, redes sociais ou qualquer aplicação de internet. Além disso, o projeto proíbe a imposição de limitações ou proibições de temas, manifestações, falas e conteúdo artístico em geral, independentemente do meio de comunicação utilizado.

Leia Mais

O texto do projeto define o stand-up comedy como um espetáculo de humor realizado por um ou mais comediantes em locais físicos ou em plataformas digitais e de streaming. Também ressalta a importância de observar as regras de adequação do espetáculo à faixa etária do público quando o evento é realizado presencialmente ou disponibilizado em plataformas de streaming.

A justificativa apresentada pelo deputado Kim Kataguiri destaca a "necessidade de proteger o exercício da liberdade de manifestação do pensamento e da arte, repudiando qualquer forma de censura". O stand-up comedy é mencionado como um dos grandes fenômenos de entretenimento contemporâneo no Brasil e no mundo, alcançando um amplo público tanto nos teatros quanto nas plataformas digitais.

O projeto de lei surge como resposta a decisões judiciais que têm atingido shows com conteúdo discriminatório. Nisso, Kim Kataguiri ressalta na justificativa "que a liberdade de manifestação do pensamento está prevista como um direito fundamental na Constituição Federal brasileira e não pode ser alterada, sendo as manifestações humorísticas uma forma de exteriorizar o pensamento".

O projeto de lei também destaca o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à liberdade de expressão, afirmando que programas humorísticos e charges fazem parte das atividades de imprensa e gozam da plenitude de liberdade assegurada pela Constituição.

O deputado Kim Kataguiri menciona a retirada do ar de um especial do humorista Léo Lins por decisão judicial liminar. Ele argumenta que a Constituição não estabelece limites para o humor e que os excessos devem ser tratados por meio de responsabilização por danos morais ou punição por crimes específicos, como calúnia, injúria e difamação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES