Lewandowski, ex-ministro do STF, vira o favorito para assumir o Ministério da Justiça

Embora outros nomes surjam em algumas conversas, há quase um consenso de que o ministro aposentado do STF possui o perfil ideal para o cargo

Lula e Ricardo Lewandowski | Reprodução/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas últimas 48 horas, o nome de Ricardo Lewandowski ganhou destaque como o favorito para suceder Flávio Dino (PSB-MA) no Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), segundo fontes próximas a ministros e assessores ligados a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora outros nomes, como Simone Tebet e Marco Aurélio de Carvalho, surjam em algumas conversas, há quase um consenso de que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), indicado à Corte por Lula em 2006, possui o perfil ideal para o cargo.

Contudo, também é consenso que, se Lewandowski for escolhido, Lula não dividirá o Ministério da Justiça para recriar o Ministério da Segurança Pública.

Um assessor do presidente considera a possibilidade de fazer o convite a Lewandowski até segunda-feira (11/12), antecedendo a sabatina de Dino no Senado, marcada para quarta-feira (13/12). Oficialmente, no entanto, nenhum nome será anunciado antes da sabatina de Dino.

Apesar do crescente apoio a Lewandowski, nos últimos dias, o ex-ministro do STF tem seguido o protocolo ao negar qualquer convite ou sondagem oficial. Em conversas sobre o tema, ele rejeitou a possibilidade por três razões:

  1. Avalia a situação da Segurança Pública como desafiadora.
  2. Os principais cargos nas cortes superiores, nos quais o ministro da Justiça influencia as indicações, já foram preenchidos.
  3. Está satisfeito trabalhando na iniciativa privada.

É importante ressaltar que essas objeções foram apresentadas sem que houvesse um convite oficial de Lula na mesa. O cenário continua a evoluir à medida que o governo busca o substituto ideal para liderar o MJSP.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES