Simone Tebet aceita assumir o Ministério da Justiça, mas com uma condição

Aliados próximos à emedebista revelam que a ministra tem interesse em assumir o MJSP, desde que Lula separe a pasta

Ministra Simone Tebet (MDB-MS) | Reprodução/Folha de SP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), surge como uma das principais candidatas para suceder Flávio Dino (PSB-MA) no Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), conforme especulações políticas. Entretanto, Tebet não esconde seu desejo de assumir a pasta com uma condição específica que reflete suas preocupações e visão estratégica.

Aliados próximos à emedebista revelam que Tebet expressou seu interesse em assumir apenas o Ministério da Justiça, desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) separe as responsabilidades de Justiça e Segurança Pública em dois ministérios distintos. A emedebista acredita que essa divisão é fundamental para garantir uma gestão mais eficaz e livre de possíveis desgastes, especialmente no delicado cenário da Segurança Pública.

Lideranças do MDB próximas a Tebet compartilham da avaliação de que a área de Segurança Pública é complexa e propensa a desafios, o que poderia trazer desgastes ao futuro ministro que assumir essa responsabilidade. A ministra, que é formada em Direito e já ocupou o cargo de vice-governadora do Mato Grosso do Sul, acredita ter o perfil adequado para liderar o MJSP.

Diante da possibilidade de uma mudança de pasta, Tebet tem defendido publicamente a separação das atribuições do MJSP em duas pastas distintas. A emedebista demonstra não apenas preocupação, mas também interesse na área, planejando participar do lançamento da nova edição do Atlas da Violência na terça-feira (5), mesmo controlando atualmente o Ministério do Planejamento.

Vale destacar que, além de Tebet, outros nomes estão cotados para suceder Dino no Ministério da Justiça, incluindo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski e o advogado Marco Aurélio de Carvalho. O cenário político segue em efervescência, aguardando a decisão do presidente Lula para definir o futuro da pasta.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES