Ministério da Justiça será desmembrado? Lula fala sobre futuro da pasta

Com a iminente saíde de Flávio Dino do MJSP, há dúvidas sobre seu sucessor e a possibilidade da divisão do ministério

Lula e Flávio Dino | Sérgio Lima/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a iminente saída de Flávio Dino (PSB-MA) do Ministério da Justiça para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), duas questões cruciais surgem em relação ao destino da pasta: quem será o sucessor do futuro ministro do STF, e haverá o desmembramento para a criação do Ministério da Segurança Pública?

No que diz respeito à primeira incógnita, ainda não há uma resposta definitiva. Os nomes de Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio de Carvalho, Jorge Messias e Simone Tebet têm sido frequentemente mencionados nas discussões dentro do círculo próximo a Lula sobre o assunto. No entanto, todos ressaltam que o presidente ainda não deu indicações claras sobre o perfil desejado para o cargo.

No que tange à possível divisão da pasta da Justiça para a recriação do Ministério da Segurança Pública, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a resposta já está delineada: tudo permanecerá como está. Apesar de constar em seu programa de governo apresentado durante a disputa eleitoral de 2022, Lula tem reiterado nas últimas semanas sua oposição a qualquer alteração no atual Ministério da Justiça.

O motivo por trás dessa decisão é a convicção de Lula de que criar um ministério exclusivamente dedicado ao tema da segurança transferiria para o governo federal toda a responsabilidade pelo grave problema de segurança que assola o Brasil, retirando o peso desse desafio dos ombros dos governadores estaduais.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES